Grupos de Emagrecimento Saudável estimulam reeducação de hábitos para melhoria da qualidade de vida

Iniciativa do SESI oportuniza redução de peso corporal de forma orientada e saudável para trabalhadores da indústria e comunidade
  • Em São Bento do Sul, grupo pratica exercício físico com orientação profissional (Foto: Divulgação SESI)

Florianópolis, 04.10.2017 – Um programa que estimula a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável por meio da reeducação de hábitos tem mudado a vida de muitas pessoas no Estado. É o caso de Francine e Alexsandro Daumann, casal participante do grupo de Emagrecimento Saudável, iniciativa do SESI, entidade da FIESC, promovida em São Bento do Sul. Juntos, eles conseguiram reduzir mais de 50 quilos em seis meses. “Tomamos a decisão de fazer algo realmente efetivo para a nossa saúde”, relata Francine.

Os grupos de Emagrecimento Saudável são oferecidos em todo o Estado para trabalhadores da indústria e também comunidade, e oportunizam acesso a informações de profissionais da área de saúde como nutricionista, psicólogo e profissional de educação física. Os encontros programados, que objetivam a redução de peso corporal de forma orientada e saudável, ocorrem durante seis meses. Cada reunião tem duração de 1h30min e atende grupos organizados com até 30 pessoas.

“A decisão de participar foi muito importante na minha vida. Dez quilômetros diários de caminhada me ajudaram a reduzir 21 quilos e deixar para trás um fardo que carreguei por décadas: não tenho mais obesidade mórbida e parei de carregar todos os riscos que esta palavra tem consigo”, enfatiza Francine, falando que ainda precisa percorrer alguns quilômetros para atingir sua meta. “Estou confiante, pois sei que não estou só. Obrigada ao SESI e aos meus companheiros de grupo”, celebra. O marido, Alexsandro, segue no mesmo ritmo. “Já reduzi mais de 32 quilos. Ainda faltam cinco para atingir o peso ideal, mas sigo devagar e sempre”, comemora.

Nos encontros, que podem ser realizados nas empresas ou nas instalações do SESI, são avaliados indicadores de saúde como índice de massa corpórea e circunferência abdominal. Em 2016, 14 grupos foram formados e mais de 1.500 quilos foram reduzidos pelos participantes. Neste ano, ocorrem 21 grupos e mais de 2.100 quilos já foram eliminados.

Atualmente, os municípios de Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Itajaí, Concórdia, Chapecó, São Bento do Sul, Lages, Tubarão, São José e Criciúma estão com atividades do programa em andamento. Os interessados em participar dos grupos de Emagrecimento Saudável devem procurar mais informações na unidade do SESI mais próxima de sua região, ou pelo site www.sesisc.org.br .