Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC homenageia estudantes de SESI e SENAI que obtiveram destaque nacional

SESI/SC conquistou primeiro lugar em robótica e SENAI/SC ficou em terceiro na Olimpíada do Nacional do Conhecimento 2016

Florianópolis, 16.12.2016 – A diretoria da FIESC prestou homenagem, nesta sexta (16), aos estudantes e professores do SENAI e do SESI de Santa Catarina que conquistaram, respectivamente, o terceiro lugar na classificação geral da Olimpíada do Conhecimento 2016 e o título do Festival SESI Robótica. As disputas ocorreram no mês de novembro, em Brasília. “Ficamos muito orgulhosos; são conquistas que valem a pena e, por causa delas, cada vez mais nos motivamos a trabalhar pela indústria”, disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Os premiados são de Chapecó, Joinville, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú e Rio do Sul.

Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica da reunião da diretoria da FIESC de dezembro de 2016.

O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, pontuou que os estudantes “ganharam prêmio na educação; se destacaram em provas individuais e grupos; eles nos dão muito orgulho”. Para essa conquista, frisou, “os alunos contaram com o apoio de bons professores, que também nos orgulham”.

Com duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, o SENAI de Santa Catarina ficou na terceira colocação no ranking final da Olimpíada do Conhecimento 2016, a maior competição profissional das Américas. A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o país. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação.

Para a elaboração do ranking final da Olimpíada do Conhecimento do SENAI, foram considerados os resultados dos desafios por equipe e individuais (provas que identificaram as competências dos alunos, com projetos desenvolvidos durante o evento), da Mostra Inova SENAI (com produtos e processos inovadores, desenvolvidos anteriormente), do Grand Prix de Inovação (sugestões de inovações para indústrias, propostas durante o evento) e do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) – provas realizadas durante o evento envolvendo alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o país.

A maior quantidade de medalhas de Santa Catarina foi conquistada pela unidade do SENAI em Chapecó.  Nos desafios individuais foram uma medalha de ouro – Rafael Ziliarski em eletricidade predial – e três de prata – Gabriel Vassoler em soluções de softwares para negócios; Letícia da Cruz, em aplicação de revestimentos cerâmicos, e Laura Lamera, em construção de alvenaria. Vassoler integrou, ao lado de Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva e Edenílson Gonçalves o grupo, orientado pelo professor Wagner Titon, que ficou na segunda posição no desafio por equipe em soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação.

Mais uma medalha de prata de Chapecó foi conquistada por Jonatan Rampinelli, do curso técnico em eletrotécnica, no SAEP. Além disso, o Sorvete à base de Azeite de Oliva, criado na mesma unidade, foi o terceiro colocado na categoria Produto Inovador da Mostra Inova SENAI. A gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado. No evento, a equipe foi representada por Josiane Betat e Andréia Faion.

A outra medalha de ouro de Santa Catarina foi conquistada por Gustavo Avelar Cabral, de Itajaí, no curso técnico em logística no SAEP.

Na Mostra Inova SENAI, Santa Catarina também conquistou a prata na categoria Processo Inovador, com o Filtro Cell, de Criciúma. É um filtro cerâmico produzido com areia de fundição e lodo de anodização, rejeitos da fundição de ferro ou alimínio e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. No evento, a equipe foi representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan.

As demais medalhas de bronze foram no SAEP: Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) no curso técnico em edificações, e Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul), na aprendizagem industrial em costura para pessoas com deficiência.

Os alunos do SESI de Joinville conquistaram o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contraturno, realizam curso de robótica no SESI.

Medalhistas do SENAI/SC:

Ouro

Rafael Ziliarski (Chapecó), em eletricidade predial – Desafio Individual

Gustavo Avelar Cabral (Itajaí), curso técnico em logística - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)

Prata

Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva, Gabriel Vassoler e Edenílson Gonçalves (Chapecó) - soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação. Professor orientador Wagner Titon – desafios por equipe

Gabriel Vassoler, de (Chapecó) – soluções de softwares para negócios – Desafio Individual

Letícia da Cruz (Chapecó), aplicação de revestimentos cerâmicos – Desafio Individual

Laura Lamera (Chapecó), em construção de alvenaria – Desafio Individual

Jonatan Rampinelli (Chapecó) – curso técnico em eletrotécnica - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)

Processo Inovador: Filtro Cell (Criciúma), equipe representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan - Mostra Inova SENAI

Bronze

Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) – técnico em edificações -  Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)

Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul) – aprendizagem industrial em costura -  Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) para pessoas com deficiência

Produto Inovador Sorvete de Azeite Oliva (Chapecó), equipe representada por Josiane Betat Andréia Faion - Mostra Inova SENAI

Medalhistas do SESI/SC:

Ouro

Equipe campeã do Festival SESI de Robótica - categoria Estudantes de Escolas Públicas

Everton Edio Pereira, Gabriel Henrique Hobold Cardoso, Nathália Fanezzi de Souza e Vitor Yuji Camargo Kashiba (Joinville)

 

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4673 - 98421 3600 - ivonei@fiesc.com.br

 

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.