Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC homenageia equipes vencedoras do Desafio SENAI Challenge 2016

Iniciativa tem o objetivo de aliar teoria à prática nas aulas de cursos técnicos da instituição; primeira edição contou com desafios em kart elétrico, robótica móvel e soluções digitais

Florianópolis, 27.01.2017 – Os alunos e docentes das equipes vencedoras dos Desafios SENAI Challenge 2016 foram homenageados pela diretoria da FIESC, reunida nesta sexta (27), em Florianópolis. Lançada em 2016, a iniciativa tem o objetivo de aliar teoria e prática em cursos técnicos da instituição. Na sua primeira edição, foram realizados desafios em kart elétrico (para estudantes de mecânica), Robótica Móvel (para cursos de automação e mecatrônica) e soluções digitais (para alunos de cursos da área de informática).

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa da Reunião de Diretoria da FIESC

No entendimento do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, “foi uma experiência muito importante do SENAI/SC; esperamos renovar a cada ano, sempre com desafios cada vez maiores, que ajudam nossos estudantes a se prepararem para o mundo do trabalho”. O empresário cumprimentou os professores e estudantes, que, conforme afirmou, “se empenharam e tiveram ótima classificação”.

No Desafio SENAI Challenge Kart Elétrico foram homenageadas as equipes de São Bento do Sul (campeã), Mafra (vice) e Canoinhas (terceira colocada), que se destacaram entre os 11 times participantes. A atividade, que obteve apoio da Bosch, propôs a construção de um veículo kart tripulado com tamanho máximo de 1,5m x 2m, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria.

Alunos e professores de Joinville (1º lugar), Jaraguá do Sul (2º lugar) e Rio do Sul (3º lugar) foram reconhecidos pelas conquistas das primeiras colocações no SENAI Challenge Robótica Móvel. O desafio dos alunos foi o desenvolvimento de um robô autônomo, com tamanho padrão 40 cm x 50 cm e que deveria transportar uma peça em um trajeto pré-determinado, passando por obstáculos. Os robôs foram construídos em madeira ou metal e as equipes adquiriram motor e unidade de controle, além de fazer a programação. Participaram dez equipes do curso técnico em mecatrônica. A Neoyama doou componentes eletrônicos para as equipes.

O SENAI Challenge Soluções Digitais teve como vencedores equipes de Jaraguá do Sul (1º lugar), Joinville (2º lugar) e Chapecó (3º lugar). A prova propôs aos estudantes o desenvolvimento de softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade. As equipes apresentaram sistemas gameficados, de caráter educativo, sobre locais de recolhimento de lixo ou simuladores de consumo de água e energia elétrica. No total, foram 20 equipes das unidades do SENAI. Este desafio contou com o apoio da Acate Vertical Games & Apps.

“A atividade propôs significado aos cursos técnicos e fez com que os alunos, em vez de fazer as provas tradicionais, desenvolvessem atividades práticas”, afirmou o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes. 

Assessoria de Imprensa da FIESC

48 3231 4673 - 98421 3600

ivonei@fiesc.com.br

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.