FIESC entrega unidade do SENAI em Porto União

Nova estrutura, com 860 m2, deverá realizar 830 matrículas em 2014

Porto União, 26.9.2014 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou nesta sexta-feira (26) a cerimônia de entrega da nova unidade do SENAI em Porto União. Com 860 m2, a estrutura conta com três salas de aula e laboratórios de informática, mecânica industrial e multiuso (este podendo receber equipamentos destinados à capacitação para diversos segmentos industriais). A previsão é que neste ano a unidade alcance 830 matrículas - mais da metade delas já realizadas desde o primeiro semestre.

A implantação da escola do SENAI em Porto União é resultado de parceria com a Prefeitura, que se responsabilizou pela oferta do imóvel. O SENAI realizou investimentos de R$ 600 mil na adequação do ambiente e equipamentos. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e o diretor regional do SENAI, Sérgio Roberto Arruda, destacaram a importância da parceria com a prefeitura para viabilizar a expansão dos serviços de formação profissional do SENAI. "Nós temos orgulho dos prefeitos que têm essa visão sobre a importância da educação", disse Côrte, dirigindo-se ao prefeito Anízio de Souza. "Os municípios que possuem unidade do SENAI e o apoio do SESI experimentam um novo ritmo de crescimento", acrescentou, referindo-se a atração e viabilização de novos empreendimentos industriais.

Arruda destacou que o SENAI planeja encerrar o ano com 181 mil matrículas, usando uma estrutura composta por 70 unidades fixas, 23 unidades móveis e 182 laboratórios didáticos móveis, com atuação em 180 municípios catarinenses. "Precisamos de parcerias para cumprirmos nossas metas. Precisamos que as empresas nos encaminhem seus trabalhadores e os filhos deles", afirmou, acrescentando que o sucesso nos esforços de qualificação ocorrem quando prefeitura, empresas, sindicatos industriais e as entidades da FIESC atuam em conjunto.

"Assumimos o compromisso de ampliar esta unidade quando houver demanda", disse o vice-presidente regional da Federação, Gilberto Seleme. Ele lembrou do processo extrativista, no qual se baseou o desenvolvimento da região, e a importância de investir na formação profissional para que a indústria possa atingir um novo patamar tecnológico e de desenvolvimento.

Côrte lembrou que em momentos de crise "são os talentos que fazem a diferença" e destacou que a nova unidade de Porto União integra amplo programa de investimentos da FIESC. "Mas o que importa são as pessoas. É a elas que dedicamos os investimentos que fazemos", afirmou. Com trabalhadores qualificados, disse, as empresas podem investir mais em tecnologia e oferecer melhores oportunidades de carreira e remuneração, além de um melhor ambiente de trabalho.

Na unidade de Porto União são oferecidos cursos de aprendizagem industrial em informática e mecânica de manutenção de máquinas em geral, além de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação em costura, costura industrial do vestuário, mecânica de máquinas industriais, eletricidade (industrial e predial de baixa tensão) e operação de computadores.

Com a nova unidade, a região de Caçador já realizou 4,8 mil matrículas em 2014. A unidade do SENAI em Porto União está situada rua Santos Dumont, 406. - Centro.

Elmar Meurer
Assessoria de Imprensa da FIESC