FIESC enaltece legado do industrial Ingo Dowbrawa

Sócio da Docol faleceu na tarde desta quinta (6), em Joinville

Florianópolis, 07.04.2017 – A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) enaltece a contribuição do industrial Ingo Doubrawa, sócio e ex-presidente da Docol Metais Sanitários, falecido nesta quinta-feira, 6, em Joinville. “Empresário atendo às tendências globais, à sustentabilidade e às questões sociais, ele conduziu a Docol a ser uma das líderes do mercado de metais sanitários”, destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Em 2006, a FIESC concedeu a Ingo Doubrawa a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.

Nascido em 1942, Ingo desde cedo se incorporou ao trabalho na Docol, fundada pelo seu pai Edmundo e seus tios Egon Doubrawa e Amandos Colin. A influência daquele ambiente foi decisiva para que o jovem Ingo optasse pelo curso de Engenharia Química, em Curitiba, e, depois por um estágio na Alemanha, numa indústria do segmento químico-farmacêutico. A maturidade e os conhecimentos adquiridos no curso e no estágio fizeram de Ingo o braço direito e sucessor natural de seu pai na condução dos negócios.

Descendente de imigrantes da República Tcheca, Ingo foi cônsul honorário daquele país em Santa Catarina e vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), cargo que ocupou até meados de 2016. O empresário atuou na Docol por mais de quatro décadas, tendo sido o presidente no período de 1988 a 2016.

Em sua carreira empresarial, Ingo Doubrawa sempre se manteve preocupado com o desenvolvimento tecnológico e com as questões ambientais. As duas questões se fundiram na estratégia de desenvolvimento da Docol, que se tornou a pioneira e líder nacional em produtos que se caracterizam pelo elevado padrão tecnológico com economia de água, que, em alguns casos chega a 70%.

Ele deixa a esposa, uma filha e dois netos. O velório ocorre na sede da Associação Empresarial de Joinville e, após às 16 horas, o corpo será encaminhado para cremação.