‘Criatividade e pensamento crítico são determinantes para vida profissional’

Afirmativa é do presidente da FIESC a professores em capacitação realizada na cidade de Chapecó

Florianópolis, 30.03.2017 – A criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma eficiente são importantes para os alunos em relação ao êxito na escola, mas, sobretudo, na sua vida profissional. A afirmação feita pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a professores das redes municipal e estadual e do SENAI de Chapecó que estão sendo capacitados nesta semana para o projeto Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, um projeto do Instituto Ayrton Senna, com apoio do Movimento SC pela Educação e das secretarias municipal e estadual de educação. Com o treinamento, os professores devem atuar com foco no estímulo ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos estudantes. “Esse grande dom [criatividade e pensamento crítico] que temos e que precisa ser despertado e trabalhado, talvez, seja o melhor instrumento para enfrentar o novo”, destacou Côrte.

O projeto foi iniciado em 2015, tendo, nos dois primeiros anos, capacitado 50 professores, que atuam em 30 escolas e lecionam para 1,3 mil alunos. A segunda etapa, para 2017 e 2018, prevê a capacitação de 116 docentes, de 36 escolas e que atingem 2,9 mil estudantes. Esta semana, estão sendo capacitados 80 professores do ensino fundamental e médio. O projeto está inserido no âmbito de uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e prevê o mapeamento e o compartilhamento de boas práticas.

“Jovens bem formados e bem educados vão nos ajudar a transformar as questões que envolvem a sociedade, como é o caso da logística e infraestrutura de região”, disse ao referir-se a outras ações da FIESC no Oeste de Santa Catarina, como a recente criação do Grupo Técnico Rodovias Oeste SC do Futuro. “Cada vez mais nossa equipe se convence que o legado que vamos deixar é o da boa causa da educação. Temos que batalhar pela causa da educação se quisermos dias melhores para nossos filhos, netos e gerações futuras. Bons níveis de escolaridade oferecem mais oportunidades de crescimento, desenvolvimento e bons empregos.  A questão das habilidades para o séculos 21 passam, obrigatoriamente, pela qualidade nossa educação”, acrescentou.

Ele citou estudo Fórum Econômico Mundial de 2016 que mostra que 30% dos empregos atuais não existiam há 10 anos e 65% das crianças vão trabalhar em ocupações que ainda não existem. “Aí está a questão também da criatividade que, nós, como professores, temos que ter para preparar os jovens para um mundo que não conhecemos, mas que se transforma rapidamente”, disse.

Consultor do Movimento SC pela Educação, Mozart Ramos Neves observou que o projeto Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico “é estratégico para as competências do século 21”. Ele destacou a importância da educação para a sociedade e lembrou que é um direito previsto na Constituição. “O problema do Brasil não é falta de leis. A maior dificuldade é colocá-las em prática”, disse, ressaltando o papel da Câmara Regional do Movimento nesse processo.

Movimento Santa Catarina pela Educação

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina