Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Alunos do SENAI/SC mostram competência em torneio de educação profissional

Nesta semana, estudantes de Jaraguá do Sul, Blumenau, Chapecó e Joaçaba conquistaram ouro em provas seletivas para etapa nacional; na próxima semana, serão disputadas provas de moda e de solda, em Criciúma e em Capivari de Baixo

Florianópolis, 18.8.17 – Foram conhecidos nesta sexta-feira (18) mais dez potenciais integrantes da delegação catarinense na seletiva nacional para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional. Vencedores em oito ocupações nas seletivas estaduais disputadas nesta semana em Jaraguá do Sul, Joaçaba e Chapecó, esses estudantes agora passam a treinar para a fase nacional, a ser realizada em 2018, que definirá a delegação brasileira para o mundial de 2018, na Rússia. Na próxima semana, as provas em outras profissões serão disputadas em Criciúma e Capivari de Baixo.

Os medalhistas de ouro desta semana são Yaggo Querino de Souza e Rafael Glatz (de Jaraguá do Sul, em robótica móvel), Lucas Alberto Soares (Jaraguá do Sul, em modelagem de protótipos, (realizado em Jaraguá do Sul), Vitor Mateus Tomazeli (de Jaraguá do Sul, em polimecânica), Gabriel Ribeiro Panca (de Blumenau, em TI - soluções de software), Luiz Henrique Lorenzi e Lucas Vanazzi Brescovite (de Chapecó, em mecatrônica), Andressa Chagas Roman (de Chapecó, em panificação), Guilherme Ernesto Pratto (de Joaçaba, em CAD) e Diovanna Caroline Schell (de Chapecó, em Web Design). Também foram premiados Jéssica Hübner (de São Bento do Sul, prata em polimecânica), Augusto Cesar de Assis (de Jaraguá do Sul, prata em TI - soluções de software), Vinicius Soares Nunes e Vitor Florentino Bento (de Tubarão, prata em mecatrônica), Antônio Carlos Eissmann Féller e Rafael Filipe Girardi (de Rio do Sul, bronze em mecatrônica), Gabriel Lezan Nitz (de Mafra, prata em CAD) e Gabriel Chuler Battistella (de Luzerna, prata em Web Desing)

Os competidores realizam provas que simulam situações reais do mundo do trabalho em suas profissões e são avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os medalhistas de ouro se habilitam a representar o Estado e garantirão a vaga se demonstrarem evolução técnica nos treinamentos e provas que realizarão.

“Vamos ver quais os pontos de melhorias que precisamos no processo, mas com certeza estamos preparados para este novo desafio que é a etapa nacional”, afirmou Rafael Glats. “O trabalho em equipe é o diferencial desta modalidade, e pudemos perceber que faz toda a diferença trocar ideias entre nós e contarmos com o auxílio do avaliador porque se estabelece uma parceria importante”, disse.

“Nas provas encontramos problemas que não tinham ocorrido nos treinamentos e isso contribuiu muito para o aprendizado”, destaca Luis Henrique Lorenzi, ouro em Mecatrônica em Chapecó

As disputas no Estado seguem até o dia 22 de setembro. Na próxima semana, serão realizadas as provas de solda, em Capivari de Baixo, e tecnologia da moda, em Criciúma, nas respectivas unidades do SENAI. A programação prevê abertura oficial e ambientação, na segunda (21); as provas de terça a quinta e a premiação na sexta. Depois, outras modalidades serão disputadas em Lages, Rio do Sul e São Bento do Sul.

Santa Catarina tem cinco competidores classificados para a WorldSkills Competition, de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em Fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no mundial deste ano.

Medalhistas em Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba

Robótica Móvel (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Yaggo Querino de Souza e Rafael Glatz (Jaraguá do Sul)

 

Modelagem de Protótipos (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Lucas Alberto Soares (Jaraguá do Sul)

 

Polimecânica (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Vitor Mateus Tomazeli (Jaraguá do Sul)

Prata: Jéssica Hübner (São Bento do Sul)

 

TI - Soluções de Software (realizado em Jaraguá do Sul)

Ouro: Gabriel Ribeiro Panca (Blumenau)

Prata: Augusto Cesar de Assis (Jaraguá do Sul)

 

Mecatrônica (realizada em Chapecó)

Ouro: Luiz Henrique Lorenzi e Lucas Vanazzi Brescovite (Chapecó)

Prata: Vinicius Soares Nunes e Vitor Florentino Bento (Tubarão)

Bronze: Antônio Carlos Eissmann Féller e Rafael Filipe Girardi (Rio do Sul)

 

Panificação (realizada em Chapecó)

Ouro: Andressa Chagas Roman (Chapecó)

 

CAD (realizado em Joaçaba)

Ouro: Guilherme Ernesto Pratto (Joaçaba)

Prata: Gabriel Lezan Nitz (Mafra)

 

Web Desing (realizada em Joaçaba)

Ouro: Diovanna Caroline Schell (Chapecó)

Prata: Gabriel Chuler Battistella (Luzerna)

 

Próximas seletivas - De 21 a 25 de agosto

Tecnologia da Moda, em Criciúma (rua Gen. Lauro Sodré, 300 – bairro Comerciário)

Solda, em Capivari de Baixo (rua Salvador Joaquim Nunes, 333 – bairro Alvorada)

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.