Vendas da indústria catarinense caem 11,6% no primeiro bimestre

Pesquisa divulgada pela FIESC mostra que os maiores recuos foram sentidos nos segmentos alimentar e de veículos e autopeças

Florianópolis, 31.03.2015 – As vendas da indústria catarinense acumulam redução de 11,6% nos dois primeiros meses de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. Os setores que mais contribuíram com o resultado negativo foram o alimentar, que caiu 24,8%, o de veículos e autopeças (-17%) e a metalurgia (-15,8%). Já os segmentos de equipamentos de informática, eletrônicos e óticos (+21,6%) e de produtos diversos (+8,3%) evitaram um recuo maior no período. Os dados integram a pesquisa Indicadores Industriais de SC, divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta terça-feira (31).

Entre os fatores responsáveis pela redução nas vendas do setor alimentar no período foi apontado o fim de contratos de exportação, principalmente para a Rússia. Já o setor de veículos e autopeças foi atingido, entre outros fatores, pela queda de 23,1% na venda de automóveis no País.

Também ficaram negativos no primeiro bimestre o volume de horas trabalhadas na produção (-5,3%) e na massa salarial real (-1,4%). O indicador de utilização da capacidade instalada registrou elevação de 0,1 ponto percentual no período, ficando em 83,4%.

Os números específicos do mês de fevereiro mostram redução de 10,5% nas vendas, na comparação com fevereiro de 2014. O número de horas trabalhadas na produção (-6,5%) e a massa salarial real (-1,1%) também recuaram no mês.

Brasil – A redução no faturamento da indústria brasileira foi de 8,8% no primeiro bimestre, segundo dados revelados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também ficaram negativos os indicadores de horas trabalhadas na produção (-8,8%) e massa salarial real (-4,2%).  A utilização da capacidade instalada recou 2,8 pontos percentuais em fevereiro, na comparação com fevereiro de 2014, para 78,5%.

Faça o download dos levantamentos da FIESC e da CNI.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC