Mais de 260 jovens acolhidos concluem cursos de formação profissional

Eles integram o Programa Novos Caminhos que oferece qualificação aos adolescentes que, ao completar 18 anos, deixam os serviços de acolhimento do Estado
Imprimir
  • Cinco dos jovens formados em Joinville já foram encaminhados ao mundo do trabalho (Foto: André Kopsch)

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica das formaturas realizadas. 

Florianópolis, 7.12.2017 – Jovens que vivem em serviços de acolhimento do Estado e que participam do Programa Novos Caminhos estão concluindo cursos oferecidos pela FIESC e pela Fecomércio, por meio do IEL, SESI, SENAI e SENAC. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, acompanhou na noite desta quarta-feira (6) a formatura de 27 jovens que participam do projeto em Joinville. Vítimas de abandono ou de violência doméstica, estes adolescentes são acolhidos pelo Estado até completarem 18 anos.

Côrte destacou a união das entidades envolvidas na iniciativa para a sua realização. “Nós estamos muito alegres por celebrar a formatura de 27 jovens aqui em Joinville, cinco dos quais já estão trabalhando, uma das razões da promoção do Programa Novos Caminhos. Estamos orgulhosos de saber do esforço de cada um para chegar aqui. Se há esforço é porque há esperança", disse o presidente da FIESC, em Joinville.

A juíza Jussara dos Santos Wandscheer, representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação dos Magistrados Catarinense, agradeceu a FIESC por se posicionar à frente deste projeto. "Essa conquista não é só uma vitória dos jovens formandos, mas uma vitória da sociedade. Os adolescentes nos deram a alegria de acreditar, agora têm pela frente novos desafios, não podem esmorecer porque há muito a crescer", ressaltou. 

O Programa é fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça – TJ/SC, a Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC, o Ministério Público do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC, a Federação do Comércio – Fecomércio/SC e a Federação das Indústrias – FIESC. As entidades atuam em conjunto para que os jovens possam ser inseridos na sociedade com preparo profissional e emocional.

As ações iniciaram-se no ano de 2013. De lá para cá, mais de 800 jovens e adolescentes foram atendidos. Desses, 190 já foram encaminhados ao mundo do trabalho. Além de Joinville, Blumenau, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, São Bento do Sul e Itajaí também já realizaram suas formaturas. Nesta quinta-feira (7), a solenidade ocorre em Caçador; no dia 12 de dezembro será a vez dos jovens de Chapecó, Concórdia e Jaraguá do Sul concluírem suas formações; e no dia 13 de dezembro, a festa será em Lages. 

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina