Apresentação

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Unidade de Competitividade Industrial (COI) 
 
A infraestrutura é fator fundamental para o desenvolvimento econômico. Conciliar o desenvolvimento econômico com o equilíbrio ambiental é o principal desafio do setor produtivo.
 
A Unidade de Competitividade Industrial - COI, vinculada à Diretoria de Relações Industriais e Institucionais da FIESC, tem a função de coordenar as ações e projetos, visando a representação institucional e a prestação de serviços nos temas relacionados à infraestrutura, logística, meio ambiente, qualidade e produtividade.
 
As ações são realizadas de acordo com as demandas da indústria catarinense, alinhadas à orientação da Confederação Nacional da Indústria - CNI e às diretrizes estratégicas da FIESC.
 
Ações nas Áreas de Transportes e Logística
 
A FIESC, além de monitorar a destinação dos recursos provenientes da União e dos investimentos privados destinados aos portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e dutos, mantém um programa de proposição de obras estratégicas visando a ampliação, a modernização e a diversificação da matriz do transporte catarinense.
 
Participa dos principais fóruns, debates e comissões na área. Realiza diagnósticos e estudos, atuando na difusão da cultura da logística integrada e da melhoria do desempenho dos serviços logísticos. Promove as melhores práticas contemporâneas, apresentadas nos vários seminários e eventos organizados. Além disso, propõe medidas para melhoria dos trâmites, legislação, redução de custos, tarifas e da política de transporte e logística do estado.
 
 
Pesquisa Corredor Ferroviário Catarinense
 
A pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para a empresa responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental - EVTEA da Ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina.
 
A importância da participação da indústria, fornecendo dados relacionados com a movimentação de cargas, tanto para o suprimento quanto para distribuição, é essencial para definir a viabilidade da ferrovia em questão.
 
A infraestrutura de transporte é um importante fator para a competitividade. O referido eixo ferroviário é o único projeto estruturante previsto para Santa Catarina no Plano Nacional de Logística e Transporte – PNLT e no PAC, e poderá amenizar os efeitos da precariedade dos nossos principais eixos rodoviários, que mesmo ampliados não absorverão  o crescimento da nossa atividade econômica. Esta alternativa poderá também contribuir para a sustentabilidade, redução dos custos logísticos e na diversificação da matriz de transporte.
 
É nosso compromisso manter sigilo absoluto das informações individuais de cada empresa.
O resultado será divulgado de forma agregada.
 
 
Mais informações:
Egídio Antônio Martorano
Telefone: (48) 3231-4302
E-mail: martorano@fiesc.com.br

 

 
Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense
 
Agenda Estratégica
 
 
Em novembro de 2016 a FIESC, através da Unidade de Competitividade Industrial (COI), apresentou a Agenda Estratégica da Indústria para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense - 2017.
 
Nesta ocasião foi lançada a publicação que está disponibilizada a seguir:
 
 
 
 
 
Veja também as publicações lançadas em 2015:
 
 
 
 
 
 
 
 
Este documento contém uma proposta de agenda para a competividade dos portos catarinenses, com indicativos de ações relacionadas com investimentos, planejamento e política e gestão, no período de 2015-2017.                                                 agendaportoscatarinenses_2015_2017.pdf
 
 
O presente trabalho contém o resultado da Análise Expedita, realizada na primeira quinzena de abril de 2016, sobre a situação da Rodovia SC-350, no segmento entre a BR-116/SC (Santa Cecília) e Caçador, passando por Lebon Régis, e no segmento entre Caçador e a BR-153/SC, passando por Taquara Verde, e também da Rodovia SC-135, entre Caçador e a BR-280/SC (Porto União), passando por Matos Costa. Acesse a análise aqui.
 
O presente trabalho contém o resultado da Análise Expedita, realizada em março de 2016, sobre a situação da Rodovia BR 280/SC, no segmento entre o Porto de São Francisco do Sul e o entroncamento com a BR-153/SC, em Porto União. Acesse a análise aqui.
 
O presente trabalho contém o resultado da Análise Expedita realizada em novembro de 2015, sobre a Situação Física das Rodovias BR 282/SC (Ponte Serrada - São Miguel do Oeste), BR 158/SC (Maravilha – Divisa SC e RS) e BR 163/SC (São Miguel do Oeste – Dionísio Cerqueira). Acesse a análise aqui.
 
O presente trabalho contém o resultado da Análise Expedita realizada em maio de 2015, sobre a situação das Rodovias BRs: 282; 153; 158; 163 e 470, nos trechos catarinenses contemplados no Programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias - CREMA 2ª Etapa, do Governo Federal. analiseexpeditacrema.pdf
 
Esta publicação apresenta os resultados da análise expedita da situação física das obras na Rodovia BR 470/SC, de acordo com dados levantados em setembro de 2015. A mesma contempla tanto a duplicação no segmento entre Navegantes e Indaial, quanto as intervenções previstas no Programa de Conservação, Recuperação e Manutenção de Rodovias - CREMA – 2º Etapa, do Governo Federal, especialmente no trecho entre Indaial e a Rodovia BR-116/SC, em São Cristóvão. analiseexpeditacrema-br470.pdf
 
O presente estudo é uma realização da FIESC, executado por intermédio de consultoria especializada, com o objetivo de promover o uso da cabotagem como alternativa para a melhoria da mobilidade e da competitividade. cabotagem.pdf
 
Recomendações e sugestões de melhorias físicas e operacionais a serem incorporadas ao PER - Grupo Paritário de Trabalho do Lote 7. relatoriomelhoriasrodovias.pdf
 
A “Pesquisa Custos Logísticos na Indústria Catarinense” é parte integrante do Programa Catarinense de Logística Empresarial – PROCALOG, coordenado por esta Federação, e executada pelo Laboratório de Desempenho Logístico – LDL, vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em parceira com o Grupo de Pesquisa em Logística e Tecnologia – LogTec, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. O objetivo é determinar a eficiência da Logística na indústria catarinense, por meio do cálculo da proporção de custos logísticos em relação ao faturamento, tanto da indústria individualmente, como de forma agregada por setores, assim como pelas regiões geográficas do Estado. Clique aqui e acesse a pesquisa Custos Logísticos na Indústria Catarinense
 
 
Esta pesquisa é uma iniciativa da FIESC, no âmbito da Câmara de Transporte e Logística e do Plano: Mobilidade SC, com a parceria da empresa KPMG Auditores Independentes, e apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC e da SC Parcerias – SCPAR, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o potencial de implantação de Parcerias Público Privadas em Santa Catarina. potencialimplantacaopppsc.pdf
 
Este relatório apresenta os resultados dos Seminários Regionais do Plano Mobilidade SC, Etapa 1 – Zona Litorânea, realizados durante o ano de 2013, e Etapa II – Interior, realizados no ano de 2014. resultadosseminariosregionais.pdf
 
 
Estudo Sul Competitivo
 
Acesse os estudos abaixo:
 
 
Unidade de Competitividade Industrial da FIESC - COI
Fone: (48) 3231-4302 / Fax: (48) 3231-4237
E-mail: coi@fiescnet.com.br

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