Jovens embaixadores do Movimento debatem educação em eventos nacionais

Catarinenses marcaram presença em discussões sobre educação na era digital, Base Nacional Comum Curricular e reforma do ensino médio
Imprimir
  • Jovens participantes do Fórum Juvenil Regional, em Santos (SP). Foto: Divulgação/FIESC
  • Lucas Rodrigues, na Conferência Mapa Educação. Foto: Divulgação/FIESC

 

Florianópolis, 29.08.2017 – Estudantes catarinenses que integram o programa Conexão Jovem participaram na última semana de encontros nacionais que debateram temas relacionados à educação. Eles levaram a experiência do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelo setor produtivo, e conheceram iniciativas promovidas em outros Estados para elevar a qualidade do ensino.

Em Santos (SP), a jovem embaixadora do Movimento na Serra, Luana Machado, apresentou no sábado (26) na etapa nacional do Fórum Juvenil Regional, promovido pela Organização Soroptimista Internacional, ações realizadas em Santa Catarina. O encontro abordou o impacto da era digital na sociedade. “Por conta da minha participação neste fórum em anos anteriores, fui convidada a apresentar o Movimento e tive a chance de convidá-los a participar do nosso workshop Conexão Jovem”, conta Luana, que recebeu de vários jovens presentes no fórum a confirmação de participação no encontro do dia 16 de setembro. 

Lucas Rodrigues, jovem embaixador do Vale do Itajaí, se inscreveu no processo de seleção e foi escolhido junto com mais 149 jovens do Brasil para participar da segunda conferência organizada pelo Mapa Educação. O encontro foi realizado em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto. A edição deste ano abordou temas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio. Lucas relata que a didática do evento promoveu reflexões importantes. “Foram dois dias de muito aprendizado. No evento, estavam pessoas muito influentes na área e com opiniões distintas, o que causou um debate muito valioso para todos”, avalia.

A programação incluiu palestras, debates e workshops que promoveram a discussão e elaboração de posicionamentos e planos de ação com a visão desses estudantes sobre pautas educacionais atuais. Esses posicionamentos serão encaminhados aos órgãos responsáveis do governo, e os jovens serão desafiados a aplicar o que aprenderam em suas cidades.

Workshop Conexão Jovem – Luana e Lucas integram em suas respectivas regionais o grupo de pessoas responsáveis por organizar o workshop Conexão Jovem, que ocorre no dia 16 de setembro a partir das 8 horas. Saiba mais.

O encontro, que é inédito em SC, reunirá 3,2 mil jovens para propor inovações na educação. O diferencial da iniciativa é a realização simultânea do evento em 16 cidades catarinenses, por todas as regiões do Estado, para produzir documento com proposições que tornem a educação mais atrativa. Clique aqui e faça a sua inscrição. 

 

Assessoria de Imprensa - FIESC

imprensa@fiesc.com.br

(48) 3231 4244