Conheça a FIESC

Imprimir
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) foi criada em 1950 e também é integrada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC). Atuando com sinergia, as entidades da FIESC estão voltadas à promoção de um ambiente favorável aos negócios, à qualidade de vida e educação do industriário e ao estímulo à inovação. Mantida e administrada pelo setor industrial com os mesmos parâmetros das melhores empresas privadas, a FIESC e as entidades que a compõem são um dos alicerces da competitividade industrial catarinense.
 
DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS DA FIESC E SUAS ENTIDADES
 
Visão
Consolidar-se como a organização empresarial líder na promoção da competitividade da indústria catarinense. 
 
Missão
Promover a competitividade da indústria catarinense de forma sustentável e inovadora, influenciando a criação de um ambiente favorável às atividades industriais e ao desenvolvimento humano e tecnológico.
 
Focos de atuação
Ambiente Institucional
Educação
Tecnologia e Inovação
Saúde e Segurança
 

FIESC

Representa a força da indústria, composta por mais de 50 mil empresas, nas quais trabalham mais 800 mil pessoas, é responsável por um terço da riqueza gerada em solo catarinense. A entidade congrega 141 sindicatos de indústria.

Competitividade

Competitividade é a palavra-chave da FIESC. Num mercado cada vez mais disputado, a entidade trabalha em duas frentes para que as empresas do Estado possam conquistar espaço nos mercados em que atuam. De um lado, a busca de um ambiente adequado aos negócios é preocupação permanente da Federação, que luta pela modernização da legislação trabalhista, por impostos e juros menores, infraestrutura e políticas públicas para diminuir a desvantagem de quem produz no Estado frente aos concorrentes internacionais. De outro lado, as entidades da FIESC oferecem ferramentas para qualificar cada vez mais as empresas.

Tributos e legislação, comércio exterior, desenvolvimento associativo, infraestrutura, meio ambiente, política econômica e industrial, relações do trabalho e educação são alguns dos temas que estão sistematicamente na pauta de prioridades da Federação. Interlocutora da indústria com os poderes constituídos e toda a sociedade, o trabalho da entidade reflete os anseios manifestados pelas bases industriais por meio de 141 sindicatos filiados, 16 vice-presidências regionais e conta, além do suporte de reconhecida área técnica, com o apoio das câmaras especializadas, que ajudam a entidade a definir os seus posicionamentos.

Infraestrutura
Os custos logísticos são um dos principais obstáculos à competitividade das indústrias. Por isso, a luta por modais de transporte em condições adequadas está no topo das prioridades da FIESC. A realização e a divulgação de estudos e diagnósticos, bem como, o ritmo dos investimentos na área é uma das estratégias da entidade para mobilizar a sociedade no sentido de reverter a situação crítica da logística no Estado e no País.

Ambiente de negócios
O associativismo é a maneira pela qual os industriais, por meio da FIESC, buscam solução para uma série de questões não-gerenciáveis por eles, mas que afetam diretamente o dia a dia das empresas. A entidade acompanha de perto a atuação dos poderes Executivo e Legislativo, monitorando as questões que podem ter impacto no setor produtivo e sugerindo alternativas. As legislações relativas a tributos, meio ambiente e relações trabalhistas estão entre as que têm exigido atuação mais forte da instituição. Em todos os fóruns, a FIESC tem defendido a valorização da negociação entre as partes envolvidas, a urgência de reduzir a carga tributária e a necessidade de considerar a realidade regional ao estabelecer normas. São algumas das questões determinantes para criar um ambiente mais favorável aos negócios, pré-condição para que a indústria possa seguir gerando postos de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Internacionalização
O estímulo para que as empresas catarinenses busquem um grau cada vez maior de integração ao exigente mercado externo é estratégico na visão da FIESC. A instituição coloca em prática uma série de ações para isso, com destaque para um amplo calendário de missões internacionais. A Federação leva delegações de industriais aos mais diferentes países para iniciar negócios e ter contato com as últimas novidades dos setores em que atuam. Assim, as empresas ganham qualificação e aprimoram sua competitividade, inclusive para disputar o mercado doméstico.  Além disso, está em andamento o Programa Estratégico para a Internacionalização da Indústria Catarinense. A iniciativa trabalha em cinco eixos: promoção comercial, atração de investimentos, capacitação e infraestrutura, fomento de parcerias e inteligência competitiva. Está focada nas pequenas e médias empresas, que no Estado têm participação maior nas transações internacionais do que a média nacional.

CIESC

O Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina - CIESC associa diretamente as indústrias do Estado ao quadro da FIESC. Além de promover o associativismo, oferece uma série de serviços, parcerias e soluções para o setor, sempre atuando de forma articulada com a Federação. Assim, oferece para as indústrias soluções tecnológicas que abrangem os setores de marketing, comunicação e serviços empresariais. 

O CIESC tem como missão promover a difusão de produtos, serviços e soluções, que são fundamentais à competitividade do setor produtivo catarinense, articulando a defesa de seus interesses. 

Dessa forma, os associados do CIESC formam uma rede de relacionamento com considerável poder de negociação. Ser associado ao CIESC significa, sobretudo, aliar-se a um grande esforço de crescimento conjunto, complementar às ações das outras entidades da FIESC, cujo objetivo primeiro é elevar a competitividade da indústria catarinense.  

SESI/SC

O Serviço Social da Indústria (SESI) é responsável pela prestação de serviços voltados à qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores e seus dependentes. Com mais de 60 anos de experiência, o SESI/SC atua em mais de mil pontos de atendimento, prestando, diariamente, 300 mil atendimentos em todo o Estado. Com foco nas pessoas, a entidade busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores para gerar uma sociedade mais equilibrada e, como consequência, contribuir para a competitividade das indústrias. 

Soluções
O SESI/SC busca atender as demandas da indústria nas áreas de Educação, Segurança e Saúde, Estilo de Vida e Responsabilidade Corporativa, oferecendo produtos e serviços articulados que visam melhorar os indicadores sociais de cada indústria.

Educação
Prioriza a redução do déficit de escolaridade do trabalhador, oportunizando acesso ao conhecimento formal e ao desenvolvimento de competências pessoais e produtivas.

Estilo de Vida
Estimula os trabalhadores a adotarem uma vida mais ativa e saudável, promovendo atividades para informar, motivar e oportunizar a melhoria de hábitos e comportamentos. 

Segurança e Saúde no Trabalho
Apoia a indústria para que ela tenha acesso às melhores medidas de proteção e promoção da segurança do trabalhador. Também proporciona serviços de assistência para o bem-estar.

Responsabilidade Corporativa
Oferece serviços que mobilizam, informam e promovem o equilíbrio entre os meios econômico, ambiental e social para a indústria ser mais sustentável e manter a boa qualidade de seus relacionamentos com acionistas, trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e outros públicos de interesse. 

SENAI/SC

Criado em 1954, o Departamento Regional do SENAI de Santa Catarina superou, em 2013, a marca de dois milhões de matrículas ao longo de sua história. Metade desse volume foi realizada nos últimos 13 anos. A instituição vem expandindo sua estrutura de atendimento, contando com 54 unidades operacionais, além de oferecer cursos em mais de 130 municípios do Estado. Também integra o plano de expansão e instalação de três Institutos de Inovação - em laser, sistemas embarcados e sistemas de manufatura - e sete de Tecnologia - automação e tecnologia da informação e da comunicação; alimentos; ambiental; eletroeletrônica; logística; materiais e têxtil, vestuário e design. 

Educação Profissional
Para atender a demanda da indústria, que exige cada vez mais trabalhadores qualificados e atualizados, o SENAI oferece uma série de cursos e programas que podem ser customizados conforme a necessidade de cada empresa. O portfólio, repleto de conhecimentos técnicos, é composto por cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos, ensino médio, cursos superiores, pós-graduação e qualificação profissional. Os cursos podem ser realizados nas escolas do SENAI, empresas ou na modalidade à distância. 

Serviços Laboratoriais
O SENAI Santa Catarina possui a maior rede de laboratórios de metrologia do Estado, altamente especializada e conceituada. Ao todo são 13 laboratórios que atendem áreas de alimentos, ambiental, têxtil e confecção, materiais, móveis e metalmecânica, avaliando produtos com precisão e segurança. Os laboratórios do SENAI são certificados por importantes instituições, como o Inmetro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentando soluções integradas com altíssimos níveis de confiabilidade e qualidade. Além disso, os laboratórios oferecem serviços como Provedores de Ensaios de Proficiência - PEP, nos quais avaliam a eficácia de outros laboratórios na execução de ensaios, servindo como um dos mecanismos de controle de qualidade previstos na NBR ISO/IEC 17025:2005.

Consultorias Especializadas
O SENAI Santa Catarina presta consultorias nas áreas ambiental, segurança do trabalho, melhoria do processo produtivo e gestão, trabalhando com habilidade estratégica e gerencial presente em seus profissionais e em ferramentas que podem ser personalizadas de acordo com a estrutura específica de cada negócio, gerando respostas efetivas para toda a organização. O objetivo é apoiar as indústrias na melhoria de produtividade, redução de custos e adequação dos ambientes de trabalho para o atendimento de normas técnicas e legislação. Tudo com o foco na competitividade e em resultados.

Pesquisa Aplicada
A Pesquisa Aplicada do SENAI Santa Catarina envolve projetos de inovação colocados em prática. Com o objetivo de se tornar um indutor de inovação, capaz de garantir transferência de tecnologia para as indústrias catarinenses. Os projetos são desenvolvidos em parceria, criando ou melhorando produtos ou processos.

IEL/SC

O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC) é a entidade da FIESC responsável pela articulação entre o setor produtivo, as agências de fomento e as instituições de ensino e pesquisa. A missão do IEL/SC é contribuir para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense, promovendo o aperfeiçoamento da gestão, a articulação de negócios, a capacitação empresarial, a inovação tecnológica, a prática do estágio responsável e a interação entre os centros de conhecimento e as empresas. 

Atuação no Estado 
A entidade atua em duas diferentes áreas de negócio: Gestão de Estágio e Gestão e Inovação, oferecendo às empresas de todos os portes, um portfólio de produtos e serviços com soluções estratégicas que elevam a qualidade, a produtividade e a competitividade da indústria catarinense.

Capilaridade
O IEL/SC é um dos 27 núcleos regionais do Sistema IEL no País. Possui atualmente rede de atendimento com 12 unidades distribuídas estrategicamente pelo Estado, o que permite identificar com mais agilidade as necessidades das empresas de cada região.

 

 

TV Indústria

  • Retrospectiva FIESC 2016
  • Histórias da Indústria - Cecília Ana Rubini Menegotti
  • Alunos do SENAI constroem karts, softwares e robôs
  • De pai para filho: A herança da educação
  • Histórias da Indústria - Buddemeyer
  • Novos caminhos para mais de 180 jovens catarinenses
  • Inovação na Educação
  • Luta contra o câncer ultrapassa as fronteiras da sala de aula
  • Campanha Moto pela Vida busca redução de acidentes em SC
  • Campanha Moto pela Vida
  • Liderança transformadora em Santa Catarina
  • Um novo horizonte para os jovens
  • Educação é investimento
  • De portas abertas para o mundo do trabalho
  • Saúde do trabalhador: SC foca na prevenção
  • Educação é investimento
  • Catarinenses garantem vaga no mundial de profissões
  • Histórias da Indústria - Adolfo e Bertoldo Fey
  • SESI oferece Centros de Promoção da Saúde do Trabalhador
  • Mais segurança nas obras
  • FIESC e Google estimulam o uso de tecnologias educacionais
  • 30 anos do Complexo Esportivo Bernardo Werner
  • Ministro da Educação conhece o Movimento Santa Catarina pela Educação
  • Saúde do Trabalhador é fator estratégico para as indústrias
  • Programa Histórias da Indústria - Ruy Hülse
  • FIESC lança Aliança pela Saúde do Trabalhador nos EUA
  • Ação Global em Caçador
  • Equipe do SESI/SC está entre as 20 melhores do mundo em robótica
  • Mérito Industrial e Sindical de Santa Catarina 2016
  • Melhores Momentos da Jornada da Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense
  • Mérito Industrial de Santa Catarina 2016 - Colombo Machado Salles
  • Mérito Industrial de Santa Catarina 2016 - Cecília Ana Rubini Menegotti
  • Mérito Industrial de Santa Catarina 2016 - Ninfo Valtero König
  • Mérito Industrial de Santa Catarina 2016 - Cesar Gomes Júnior
  • Inovação e Ambiente Institucional são debatidos na Jornada
  • 1º dia da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense 2016
  • Boas práticas educacionais - Case ZEN
  • Boas práticas educacionais – BN Papéis
  • Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência (COEPAD)
  • Histórias da Indústria - Victor Fontana
  • 10º encontro de Secretários Executivos e Agentes de Relacionamento com o Mercado
  • Virada da Saúde em Florianópolis
  • Catarinenses participam de Torneio Internacional de robótica
  • Santa Catarina pela Educação
  • Dia Estadual da Família na Escola
  • Histórias da Indústria - Cesar Bastos Gomes
  • Pais participam da vida escolar dos filhos
  • Em manifesto, FIESC defende ética, indústria e emprego
  • Histórias da Indústria - Werner Ricardo Voigt
  • Histórias da Indústria - Glauco Olinger
  • FIESC defende valorização do setor privado para retomada da economia
  • Retrospectiva FIESC 2015
  • Programa SESI Ciências
  • Formatura Novos Caminhos
  • Rugby em Santa Catarina
  • Histórias da Indústria - Elias Seleme Neto
  • SC conhece os melhores alunos da educação profissional
  • Cerimônia de encerramento da Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento 2015
  • Situação do Aeroporto Internacional de Florianópolis
  • III Seminário Internacional de Educação
  • Alunos com pais participativos aprendem mais
  • Encontro Econômico Brasil-Alemanha
  • Marcha Pelo Futuro
  • Encontro Econômico Brasil-Alemanha debateu temas de interesse bilateral
  • Se o Governo tira do SESI ou do SENAI, tira muito mais do trabalhador
  • Situação das rodovias em Santa Catarina
  • Mundo SENAI
  • Programa Novos Caminhos
  • Homenagem aos alunos da WorldSkills, docentes e instituições de ensino
  • Melhores momentos da WorldSkills São Paulo 2015
  • Catarinenses conquistam a prata e três medalhas de excelência na WorldSkills
  • Eventos paralelos da Worldskills e Brasil Fashion
  • Educação profissional do SENAI é destacada na WorldSkills
  • Catarinenses no primeiro dia da Worldskills 2015
  • Programa Internacional de Educação Executiva
  • Histórias da Indústria - Jair Philippi
  • Catarinenses disputam o maior torneio de educação profissional do mundo
  • Câmaras Regionais do Movimento A Indústria pela Educação
  • Desafios para a retomada do crescimento econômico do Brasil
  • Histórias da Indústria - João Stramosk
  • Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa
+ Vídeos