FIESC e Cingapura debatem oportunidades de parcerias

Executivos da PSA International, do setor portuário, e da agência de promoção comercial da cidade-estado asiática participam de encontro na Federação

Florianópolis, 25.5.2017 – Uma comitiva de executivos de Cingapura participou nesta quinta-feira (25) de encontro na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para avaliar oportunidades de negócios e parcerias, especialmente no setor portuário. Eles foram recebidos pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que destacou números da indústria catarinense e colocou à disposição a Investe SC, agência de atração de investimentos mantida por meio de parceria entre a entidade e o governo do Estado. A visita é desdobramento da missão catarinense realizada recentemente a Cingapura.

“O senhor Lee cumpriu rapidamente a promessa feita quando visitamos o porto de Cingapura no começo do mês”, disse o presidente da FIESC, dirigindo-se a Peng Gee Lee, executivo do operador portuário PSA. Lee apresentou a PSA International e esteve acompanhado de Joel Julius, gerente da International Enterprise Singapore, agência de promoção comercial vinculada ao Ministério de Comércio e Indústria da cidade-estado.

“Temos presença no setor portuário em 16 países, como China, Coreia do Sul, Índia, além de investimentos em terminais portuários na Tailândia, Indonésia e Vietnam. Mas ainda não estamos na América Latina, onde queremos investir também”, disse Lee. “Santa Catarina exporta bastante, com produtos de vários setores. Muitos desses produtos têm a Ásia como destino. Gostaríamos de ajudar o Estado a crescer ajudando a levar sua produção a esses mercados”, completou.

Côrte destacou que o setor industrial catarinense emprega atualmente 766 mil trabalhadores e conta com 52 mil estabelecimentos. Informou que Santa Catarina possui a indústria mais diversificada do País e responde pelo sexto maior PIB do Brasil.

Além das possibilidades de parcerias por meio da Investe SC e do Observatório da Indústria, a FIESC apresentou o potencial do agronegócio e a infraestrutura logística, com destaque para os cinco portos catarinenses (Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba) que registraram em 2016 a movimentação de 41 milhões de toneladas de cargas. A corrente de comércio de Santa Catarina (importações e exportações) passou de US$ 9,4 bilhões em 2006 para US$ 18 bilhões em 2016.

Cingapura é o 18º destino das exportações catarinenses, que em 2016 embarcou US$ 113 milhões (1,5%) e importou US$ 22 milhões. Os principais produtos exportados foram carne de ave (63,2%), carne suína (20,5%) e tabaco não manufaturado (11,9%).  Entre as principais importações estão alumínio (22,9%), circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos (19,6%) e poliacetais e policarbonatos (17,4%).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina