Grande Florianópolis apresenta demandas à bancada federal de SC

Na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada na FIESC, entidade agradeceu os votos favoráveis dos deputados à terceirização e pediu apoio dos senadores ao projeto

Confira a cobertura fotográfica completa do evento no Flickr da FIESC

Florianópolis, 25.05.2015 – Algumas das principais demandas da Grande Florianópolis foram apresentadas nesta segunda-feira (25) em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. Durante o encontro, realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), instituições e entidades apresentaram aos deputados e senadores questões de interesse para a região, como as ligadas a infraestrutura, educação e saúde.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, agradeceu os votos favoráveis dos deputados catarinenses ao projeto que regulamenta a terceirização, destacando que a matéria será agora avaliada no Senado e que precisará contar com o apoio dos senadores do Estado. “Ao contrário do que se propala, a terceirização vai permitir a formalização de muitos postos de trabalho. E é boa para o trabalhador e boa para as empresas”, afirmou. Ele também anunciou que o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) fará novas manifestações públicas de apoio aos parlamentares que votaram pelo projeto.

Em sua apresentação, a Federação abordou a questão da infraestrutura, com um material que detalha as obras necessárias para a região nos próximos 10 anos. Com a proposta de participação da iniciativa privada, são listadas 18 demandas nos modais rodoviário, aeroviário e ferroviário, com um orçamento total estimado em R$ 1,69 bilhão.

“Nós temos um problema de mobilidade sério, muito grave. Temos as questões das pontes, do elevado de Palhoça, do túnel do Morro dos Cavalos. São obras que têm influência direta na mobilidade das cidades que compõem a Grande Florianópolis”, destacou Côrte.

O encontro contou também com apresentação feita pelo superintendente da Região da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, que detalhou as conclusões e os próximos passos a serem realizados no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus).

“Estamos em um tempo difícil, de orçamento curto. Independente de gosto político ou bandeira, agora nós temos uma responsabilidade com o País. E nós, aqui em Santa Catarina, com o nosso Estado. Então, cada centavo que nós obtemos lá em Brasília tem que ser bem investido. Investido nas prioridades verdadeiras” defendeu o deputado federal e coordenador do Fórum, Mauro Mariani.

A reunião desta segunda-feira foi a primeira de uma sequência de encontros para debater temas das macrorregiões do Estado. As próximas a sediar estes debates, ainda sem data definida, devem ser Vale do Itajaí, Oeste, Norte e Meio Oeste/Planalto Serrano.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC