Avaliação melhora em abril, mas confiança do industrial segue baixa

Levantamento feito pela FIESC mostra que o índice de confiança industrial segue 15,8 pontos abaixo da média histórica

Florianópolis, 24.04.2015 – Após três meses de baixa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresenta alta de 3,2 pontos em Santa Catarina no mês de abril, para 39,6 pontos. Mesmo assim, o indicador continua abaixo dos 50 pontos, o que indica pessimismo com a economia, e abaixo de sua média histórica, que é de 55,4 pontos. Os dados foram divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta-feira (24).

A avaliação das condições atuais passou de 30,6 pontos em março para 32,1 pontos neste mês, enquanto a apreciação das perspectivas futuras subiu de 39,4 pontos para 43,4 pontos. Na divisão por segmentos, o empresário da construção civil segue com menos confiança (38 pontos) que o da indústria de transformação (39,9 pontos).

O levantamento foi realizado pela FIESC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 1º e 15 de abril. Participaram 198 indústrias dos segmentos de transformação e construção civil.

Brasil – Segundo a CNI, o ICEI Nacional aumentou um ponto em abril e alcançou 38,5 pontos. Mesmo assim, o indicador está 17,9 pontos menor do que a média histórica de 56,4 pontos. O aumento registrado neste mês é resultado da melhora das perspectivas em relação às condições da empresa e da economia nos próximos seis meses. O índice de expectativa subiu para 43,2 pontos em abril, 1,8 ponto superior ao de março.

A pesquisa nacional foi feita entre 1º e 15 de abril com 2.884 empresas.  Dessas, 1.113 são pequenas, 1.089 são médias e 682 são de grande porte.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC