SESI/SC classifica duas equipes para etapa nacional de Torneio de Robótica

Os competidores vão representar Santa Catarina na competição, com a chance de classificar-se para a fase internacional, como já ocorreu no ano passado

Blumenau, 05.03.2017 - Classificadas na etapa regional do Torneio Regional de Robótica da FLL (First Lego League), que aconteceu neste final de semana no Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, duas equipes do SESI/SC vão participar da etapa nacional que vai acontecer em Brasília entre 17 e 19 de março. As duas equipes de Brusque, SESI/SC Tecnorob Green e SESI/SC Tecnorob Red, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O primeiro lugar ficou com a equipe Legofields, de Brasília.

A abertura do torneio aconteceu no sábado (04) e teve a presença da diretoria da FIESC e do SESI, do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, e demais autoridades municipais.  O presidente em exercício da FIESC, Astor Kist, lembrou que a entidade, preocupada com a questão educacional, criou, em 2012, o movimento “A Indústria pela Educação”, que se fortaleceu e hoje é chamado “Santa Catarina pela Educação”. “Quem sabe, em breve, teremos o ‘Brasil pela Educação’”, apontou. Segundo Kist, o grande objetivo do movimento é a valorização de todos os agentes envolvidos na educação.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, citou que os competidores demonstram à sociedade que investir em educação vale a pena. “Vocês representam o Brasil que dá certo, uma juventude que se destaca no cenário da educação brasileira”, observou. Para a gerente de Projetos Educacionais do SESI Nacional, Bárbara Trajano, o evento representa uma contribuição para formar um Brasil melhor no futuro e uma indústria mais forte.

O tema desta temporada foi “Animal Allies”, que estimulou os estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, incentivando a explorar a relação entre pessoas e animais. Ao todo, 30 equipes participaram do torneio, sendo aproximadamente 250 alunos. Aproximadamente 2.500 pessoas passaram pelo Complexo Esportivo do SESI nos dois dias de evento.

A preparação dos competidores começou há seis meses, com treinos, workshops e simulados, coordenados pela equipe da Educação do SESI/SC. Estratégia, navegação do robô, core values, design do robô, técnicas e dispositivos de atuação foram temas trabalhados com as equipes.

Encerramento e premiação

Na cerimônia de encerramento e premiação, ocorrida neste domingo (05), a organização do torneio fez agradecimentos especiais aos competidores, aos pais, aos juízes e voluntários, aos mentores e técnicos, aos realizadores, aos professores, à equipe de trabalho e a todos os presentes. Lembrando a todos que os competidores são “os inovadores de agora e do futuro. O Brasil hoje já é de vocês e no futuro será mais ainda”.

O diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten, disse estar muito feliz em receber a todos na casa da FIESC e unidos no mesmo propósito. “Recebi a missão de agradecer aos juízes e voluntários e a todos que nos apoiaram neste evento maravilhoso. Também a todos que estão presentes, diretoria, equipe de Blumenau que trabalhou forte e se dedicou nestes dois dias. E também a todos de Florianópolis que se engajaram no evento”, declarou.

Para o professor do curso de Robótica do SESI Blumenau, Thiago Bettega Linares, o momento mais emocionante do dia foi desafio final na mesa, onde as equipes Nightfall e TecnoRob Green disputaram os prêmios não oficiais. “Mas o melhor de tudo é o espírito do torneio, de fraternidade, amizade, relações que ficam para uma vida toda. Além disso, a confraternização final exaltou o valor do que vimos hoje, pois mais importante do que ganhar é aprender esses valores, independente da premiação”, declarou Linares, acrescentando que a Equipe SESI/SC TecnoRob Green (Brusque) se destacou por manter o desempenho do ano passado, quando se classificou para a etapa internacional realizada nos Estados Unidos, e neste ano ficou entre as três classificadas. "E a Legofield impressionou ainda mais, com seu desempenho, maturidade e superação”, concluiu Linares.

Premiação

Todos os participantes ganharam medalha de participação, pois esse foi um reconhecimento por tudo que cada um fez. A coordenadora dos voluntários chamados “Anjos” no torneio, Thaís Pompeo, também recebeu uma medalha pelo trabalho com os voluntários no evento.

A emoção tomou conta da premiação. Competidores, técnicos, mentores, pais e amigos ficaram ansiosos pela divulgação. Os prêmios especiais entregues pela organização aos participantes, chamados de “prêmios não oficiais”, foram:

Prêmios não oficiais

Prêmio Especial: Maior pontuação na mesa e Desafio da mesa - Equipe TecnoRob Green (Brusque)

Contra todas Adversidades: Equipe que se superou no torneio - Equipe Robotics (Taió)

Estrela Iniciante: Equipe que iniciou este ano e se destacou - Equipe Os Aliemon’s (Timbó)

Troféu jovens profissionais da Indústria Catarinense: Equipe Os Canis

Troféu Técnico: Técnico Joel Basso da Equipe The Survivors (Rio do Sul)

Reconhecimento de Apoio à Robótica: Diretor Técnico do SESI/SC, Marco Goetten; diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Leite Mendonça de Carvalho; e a coordenadora de Educação do SESI/SC, Maria Tereza Hermes Cobra.

Voluntário Destaque: Daivid Treis (Blumenau)

Prêmios oficiais

Categoria Design do Robô

Design Mecânico: Equipe SESI/SC Nigthfall (Joinville)