SC vence regional Sul e está na final do Prêmio Gestão Escolar 2017

Iniciativa tem apoio da FIESC, por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação
Imprimir
  • Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, de Ituporanga, venceu a etapa regional da qual participaram 11 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Foto: Osvaldo Nocetti)

 
Florianópolis, 1º.11.2017 – Santa Catarina avança para a etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017 que avalia as gestões na educação básica pública de todo o País. Nesta terça-feira, 31, a diretora Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, do município de Ituporanga, venceu a etapa regional, pelo Sul, em evento realizado em Florianópolis com a participação de 11 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A edição do prêmio este ano contou com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento SC pela Educação.

A gestora da EEF Mont Alvern, que atende mais de 600 alunos entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental, receberá como prêmio uma viagem aos Estados Unidos para conhecer práticas inovadoras e trocar experiências com educadores americanos. Antes de vencer a etapa regional, a escola foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas na etapa estadual. A atuação em conjunto com a comunidade, que participa ativamente em todas as tomadas de decisão da unidade, fez a diferença na escolha da escola. 

Atuando como diretora da unidade desde 2015, Viviane destaca que a equipe de técnicos e professores unida foi o que tornou possível este trabalho de atenção e interação com a comunidade. “Temos uma equipe unida e determinada em todos os processos desenvolvidos na escola, desde a implantação até a avaliação dos resultados. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe atua empenhada no sucesso da nossa escola e no bem-estar dos nossos alunos”, comemora a gestora premiada. 

Entre alguns dos destaques da instituição estão: a gestão pedagógica participativa, que trata da atuação comunitária no planejamento das ações da escola, envolvendo assim pais e responsáveis não somente na resolução de problemas relacionados à aprendizagem ou indisciplina, mas também no cotidiano da instituição;  a revitalização da biblioteca da escola que conta agora com um Cantinho da Leitura, iniciativa que busca tornar cada vez mais agradável o hábito da leitura para estudantes de todas as idades; e avaliação institucional, realizada pela escola para verificar como os pais e comunidade escolar estão percebendo a escola, entre outros. 

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 e contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica da rede pública de todo o País. “Todos os premiados até aqui são uma verdadeira demonstração de qualidade na rede pública de ensino. O que eles fazem inspira outros gestores, pais e alunos e solidifica um processo que é de evolução e busca de práticas sempre melhores para a educação”, destacou o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps. 

Além dos gestores, participaram do evento os secretários de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do Distrito Federal, Julio Gregório Filho e do Acre, Marcos Brandão, que coordena o prêmio em âmbito nacional. A etapa final ocorre em dezembro, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Com informações da Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina