Saúde e segurança do trabalhador são debatidos em Brusque

Workshop Aliança Saúde e Competitividade reuniu lideranças do Vale do Itajaí Mirim em Brusque

Brusque, 11.04.2017 – Lideranças empresariais, acadêmicas e políticas de toda a região do Vale do Itajaí Mirim e também do litoral, estiveram reunidas na tarde de desta terça-feira (11), em Brusque, para o 11º Workshop Aliança Saúde e Competitividade. A iniciativa é da FIESC, por meio do SESI e da Aliança Saúde Competitividade.

O objetivo do evento foi estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. “Precisamos que toda a sociedade esteja envolvida, criando uma agenda de compromissos, estimulando cuidados com a saúde e segurança que iniciem nas empresas, mas que continuem na casa de cada um. Que todos tenham consciência desta responsabilidade e que multipliquem para seus familiares”, destacou o superintendente do SESI, Fabrízio Machado Pereira.

“Os índices de produtividade do trabalhador estão diretamente ligados aos índices de saúde, portanto é de fundamental importância que estejamos todos engajados nesta causa que é de toda a sociedade”, destacou o vice-presidente regional da FIESC no vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.

Por meio de dinâmicas que envolveram ambientes de trabalho e tecnologia, parcerias público-privadas e gestão de competitividade, os participantes destacaram os desafios no seu setor e as diretrizes que podem ser priorizadas para contribuir na criação de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis na indústria. Após a identificação dos desafios na área, foi elaborado um plano de ação para mobilizar a região, a favor do movimento.

Segundo o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, que também participou do workshop, é cada vez mais importante investir na saúde preventiva. “Agora que estamos ingressando também na área da saúde, uma das nossas prioridades é intensificar esse trabalho e contribuir com a sociedade no sentido de prevenir e orientar as pessoas”, destacou.

De acordo com o diretor regional do SESI em Brusque, Roberto Zen, a região também precisa melhorar alguns hábitos, o que vai resultar em maior produtividade. No entanto, o trabalho que vem sendo realizado já traz bons resultados para as empresas locais. “A crise que o país vive traz insegurança e afeta a saúde do trabalhador. Nós, do SESI, temos realizado uma série de ações como programas de alimentação saudável e de atividades físicas que tem contribuído para melhor desempenho”, lembrou.

Os workshops, que até o final do primeiro semestre ainda devem ocorrer em Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau e Florianópolis, tem o propósito de estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Com informações de Midia Press.