Santa Catarina vence Prêmio Gestão Escolar 2017

Iniciativa tem apoio da FIESC, por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação; escola de Ituporanga foi eleita como o melhor case de gestão do País
  • Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, de Ituporanga, recebeu prêmio das mãos do ministro da Educação, Mendonça Filho (Fotos: André Nery/MEC)

Florianópolis, 5.12.2017 – Uma gestão engajada e democrática. Esse é o foco da diretora da EEF Mont Alvern, Viviane Rosa Bennert, do município de Ituporanga em Santa Catarina, vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017. O resultado foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (4), em Bonito (MS), onde estão reunidos os secretários estaduais e municipais de todo o País no encontro promovido pelo Conselho Nacional dos Secretário de Educação (Consed). A edição do prêmio este ano contou com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento SC pela Educação.

O que levou Viviane, diretora desde 2015, a ser vencedora foram ações como o incentivo da participação dos pais e responsáveis nas atividades e decisões dos assuntos rotineiros escolares, chamada Gestão Pedagógica Participativa. Além da avaliação institucional realizada com a comunidade escolar, como uma forma de avaliar a sua gestão, entre outras iniciativas. “Este é um prêmio que envolveu muitas pessoas. Tivemos toda a comunidade escolar trabalhando por ele, uma equipe realmente empenhada e dedicada para trazer uma educação de qualidade. Que a gente possa trazer mais a comunidade escolar para participar de uma gestão democrática, desde a elaboração e avaliação das ações”, comemorou Viviane.

A gestora venceu a etapa Regional em evento realizado em Florianópolis no início de novembro com a participação de 11 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Antes de vencer a etapa regional, a escola foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas da etapa estadual.

Com a conquista a escola Mont Alvern, escolhida como “Referência Brasil”, será premiada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e a diretora receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina.

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecendo boas práticas e ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Com informações da Secretaria de Estado da Educação