Cabotagem

CABOTAGEM

A cabotagem é o transporte marítimo entre portos brasileiros, de produtos acondicionados em contêineres com escalas regulares e dias fixos da semana. Uma alternativa sustentável para o transporte de cargas.

Além disso, com a cabotagem é possível desafogar o trânsito e auxiliar o Projeto de Plano de Mobilidade FIESC.

Quais são as vantagens da sua utilização?

• Índices próximos de zero em ocorrências de roubo de carga.
  • Menor risco de avarias.
  • Pode representar uma redução do custo do frete ente 10% a 30%,em relação ao modal rodoviário.
  • Redução dos custos da contratação segura.

Qual o volume mínimo para um frete via cabotagem?

Para uso exclusivo de um contêiner de 20 pés, podem ser acomodados lotes com peso de até 28 toneladas e/ou metragem cúbica de até 27m³.

Existe a opção de frete de cargas fracionadas (pequenos volumes)?

Em Santa Catarina a empresa LF Logística e Cabotagem oferece esta opção, porta a porta. Atualmente, estão disponíveis alternativas que partem de São /Francisco do sul (SC) para Salvador (BA), Suape (PE) e Fortaleza (CE) e vice-versa.

A partir dos produtos mencionados, as coletas são feitas na porta do embarcador e entregues ao cliente final.

O navio não chega à porta da fábrica ou comércio. Posso fazer operações porta a porta?

Sim, os operadores oferecem soluções porta  aporta, limitando o número de entregas por contêiner. A coleta é realizada no ponto de origem da carga e entregue ao cliente final. O usuário deve fazer a conta e comparar custos com o modal rodoviário em relação ao transporte intermodal.

Quais os benefícios do modal?

É um modal competitivo acima de 1.2000km de distância entre origem e destino, em pontos localizados cerca de 300 quilômetros do porto, nas seguintes condições:

• Contribui para a diminuição dos acidentes nas rodovias.
  • Consome até oito vezes menos combustível do que o caminhão.
  • Emitir apenas 24% de co² em relação a um caminhão transporte a mesma quantidade de carga.
  • Hoje, os navios que operam no país comportam entre 2.500 a 4.800 contêineres, retirando o número similar de caminhões das rodovias em viagens de longa distância.
  • Diminui os investimentos na conservação e manutenção de rodovias.

Para obter informações sobre custo, horários e destino conte com essas três empresas:

Log-In

Mercosul Line

Aliança Navegação e Logística

Confira um estudo completo, elaborado pelo FIESC, sobre os benefícios da Cabotagem para sua empresa.

Confira também a Cartilha Cabotagem clicando aqui