FIESC promove internacionalização na Grande Florianópolis e em Brusque

Encontros serão realizados nos dias 16 e 18 de julho e são gratuitos. Iniciativa reunirá indústrias que ainda não exportam e aquelas que querem ampliar as vendas ao exterior

Florianópolis, 9.7.2019 - Indústrias de pequeno e médio portes da Grande Florianópolis e da região de Brusque que desejam ampliar as exportações ou ingressar no mercado internacional têm a oportunidade de conhecer os caminhos e debater os desafios na área em encontros gratuitos promovidos pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Os eventos, que serão realizados em São José (dia 16) e Brusque (18), são voltados à alta direção das companhias e a profissionais do comércio exterior. Nos encontros, as indústrias podem realizar um diagnóstico para avaliar o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. A partir daí, será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.

No dia 16, o encontro será em São José, na Grande Florianópolis, das 18h às 21h, no SESI (Rua Farroupilha, 150, bairro Campinas). No dia 18, será a vez de Brusque sediar o evento, no Auditório do SENAI (Avenida Primeiro de Maio, 670, bairro Primeiro de Maio).

:::: INSCREVA-SE E PARTICIPE DO EVENTO EM SÃO JOSÉ
:::: INSCREVA-SE E PARTICIPE DO EVENTO EM BRUSQUE

Os eventos vão proporcionar a troca de experiências sobre o tema, discutir os desafios enfrentados pelos empresários, além de apresentar detalhes do programa da FIESC para apoiar a indústria na implementação do seu plano de internacionalização a partir do resultado do diagnóstico que avalia o nível de maturidade.

Os eventos integram o Programa de Internacionalização, lançado pela FIESC em dezembro de 2018, com o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas. O programa tem como foco preparar as empresas para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior, considerando ainda desafios, como os trazidos pelo novo acordo do Mercosul com a União Europeia.

Atualmente, 2,5 mil empresas catarinenses exportam, sendo que 1,4 mil delas são micro e pequenas. Estas, entretanto, respondem por apenas 2,5% do total (dados de 2018).

Você sabia que a importação também faz parte da internacionalização? Confira entrevista com o consultor da Funcex, Romulo Del Carpio, e saiba como a importação agrega valor à sua empresa.

::: Internacionalização é tema da reportagem de capa da última edição da Revista Indústria e Competitividade. Veja a revista na íntegra gratuitamente.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre comércio internacional
Mitos e verdades