Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em visita à FIESC, comitiva italiana conhece iniciativas voltadas à inovação

Grupo é formado por pesquisadores da Universidade de Bologna que estão no Brasil para ampliar parcerias e fortalecer o ecossistema de inovação no país europeu; iniciativa é da UDESC

Florianópolis, 4.7.2018 – Uma comitiva da Universidade de Bologna, Itália, visita Santa Catarina para uma semana de intercâmbio com pesquisadores e empresários dos ecossistemas de inovação de Florianópolis e Joinville. Nesta quinta-feira (4), eles se reuniram com especialistas da FIESC para conhecer iniciativas voltadas ao tema. O intercâmbio é resultado de parcerias já em curso entre a Universidade de Bologna e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, descreveu o setor industrial catarinense, destacando que o estado responde pela sétima maior economia do país. “Somos o estado mais industrializado do país, com 50 mil indústrias que empregam 750 mil trabalhadores. Somos também a indústria mais diversificada, contemplando diversos segmentos industriais”, frisou. “Uma das características das nossas grandes empresas é o fato de terem nascido aqui. Esse é o caso da Weg, Tupy e Embraco, por exemplo. Esse modelo se repete na Alemanha e na Itália”, acrescentou Aguiar. 

O professor da UDESC, Carlos Roberto de Rolt, comentou que o objetivo da visita da comitiva é aumentar a interação técnico-científica. “Tivemos uma agenda intensa de atividades ao longo dessa semana. A ideia é dar uma visão do nosso ecossistema para que eles direcionem sua estratégia de busca por parcerias para Santa Catarina”, explicou. O reitor da UDESC, Marcus Tomasi, acompanhou a visita.

A pró-reitora de Empreendedorismo e Relações com Empresas da universidade italiana, Rosa Grimaldi, falou sobre o papel do ensino superior na promoção do empreendedorismo e da inovação. Além de Grimaldi, integram a comitiva de Bologna os professores Alessandro Grandi (presidente da incubadora Almacube), Giuseppe Conti (diretor do Departamento de Relação Industrial e Transferência de Tecnologia) e Antonio Corradi (chefe do Departamento de Engenharia e Computação e responsável pelas cooperações científicas entre a Udesc e Unibo).


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.