Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Novos Caminhos oferece serviços de saúde para crianças e jovens de casas de acolhimento

Projeto inclui atendimento em odontologia, matrículas em oficinas de educação maker e orientação nutricional para os gestores dos programas de acolhimento


Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.  

Florianópolis, 28.6.2018 – Crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento em Santa Catarina agora vão contar com o serviço de odontologia do SESI, além de se beneficiarem de programas de orientação nutricional. A oferta é uma das novidades do novo ciclo do Programa Novos Caminhos, que a FIESC mantém em parceria com o Tribunal de Justiça (TJSC) e o apoio de outras entidades. O presidente da Federação, Mario Aguiar, e o presidente do TJSC, Rodrigo Collaço, assinaram nesta sexta-feira (28) protocolo de intenções para a continuação do programa.

“Esse convênio que assinamos vai ampliar o atendimento às crianças, com o oferecimento de tratamento odontológico e atendimento às pessoas com deficiência. É uma estrada que vem sendo percorrida desde 2013 e mostra bem a nossa integração com o setor industrial”, avaliou o presidente do TJSC. 

Além do atendimento em odontologia, que inclui orientação preventiva e profilaxia, os acolhidos poderão participar das oficinas de educação maker oferecidas nos 13 espaços mantidos pelo SESI no estado. Gestores das casas de acolhimento vão receber orientação nutricional para aprimorar a alimentação dos acolhidos. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, eles participarão de oficinas para desenvolver competências socioemocionais. Crianças e jovens também participarão de práticas esportivas, com a colaboração da Associação Catarinense de Basquete. 

Com o apoio do Fundo Social, as casas de acolhimento serão orientadas na construção de projetos para a captação de recursos que viabilizem melhorias na infraestrutura dos edifícios e também no atendimento aos acolhidos. 

Desde o início do ano, 495 adolescentes foram atendidos pelo programa e 66 foram inseridos no mercado de trabalho. SESI e SENAI realizaram 335 matrículas nesse período, com a oferta de educação básica e profissional. O programa tem o apoio de 29 empresas catarinenses.

A iniciativa é resultado de uma parceria da FIESC com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação Esag (Fesag). 

Collaço falou ainda sobre a modernização do poder judiciário em Santa Catarina. “Em uma visita à FIESC nos apresentaram algumas ferramentas que nós consideramos extremamente aplicáveis ao nosso trabalho. Saímos daqui ainda mais convencidos de que precisávamos importar para a administração pública as ferramentas e os valores da administração privada”, disse, ao citar exemplos de melhorias implementadas com foco na melhoria da gestão. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.