FIESC recebe homenagem pelo apoio à erradicação do trabalho infantil

Solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, reconheceu instituições e pessoas que apoiam ações do TRT-SC na área

Florianópolis, 12.6.2019 – A FIESC foi homenageada em sessão especial da Assembleia Legislativa (ALESC) pelo apoio ao programa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) para erradicação do trabalho infantil. A solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (12), em Florianópolis, marcou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data que integra o calendário de eventos realizados em todo o país para conscientizar a sociedade de que o trabalho infantil não é legal. Conheça abaixo todas as entidades e pessoas homenageadas.

De 12 a 19 de junho, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, localizada no hall da Alesc, vai exibir a mostra catarinense de desenhos infantis “Criança não Trabalha: Lugar de Criança é na Escola". Os desenhos foram originalmente apresentados em um concurso que envolveu milhares de crianças do 3º e 4º anos de escolas públicas catarinenses, em 12 municípios, no ano passado. A organização ficou a cargo do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região, a Amatra12.

Em 2003, o Brasil instituiu um plano nacional de erradicação do trabalho infantil, assumindo o compromisso internacional de erradicar essa situação até 2025. Dos 14 aos 16 anos, o adolescente somente pode trabalhar na condição de jovem aprendiz. Além disso, a legislação brasileira proíbe qualquer trabalho considerado insalubre ou perigoso antes dos 18 anos.

Entidades homenageadas
- Tribunal Superior do Trabalho, representado pelo ministro Breno Medeiros

- Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, representado pela desembargadora Maria de Lourdes Leiria

Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 12ª Região, representado pela desembargadora Teresa Regina Cotoski e pela juíza do trabalho Patrícia Pereira de Sant’Anna