Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

IMA está finalizando estudo da LAC para transporte de produtos perigosos

Informação foi adiantada pelo presidente do órgão em reunião da Câmara de Sustentabilidade da FIESC. Valdez Rodrigues Venâncio disse que também está em análise a autodeclaração de Renovação Ambiental de Operação para atividades padrão

Florianópolis, 4.6.2019 – Em reunião da Câmara de Sustentabilidade da FIESC, o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, informou que nessa semana a instituição está finalizando o estudo para emissão de Licença Ambiental por Compromisso (LAC) para transporte de produtos perigosos, medida que possibilita a liberação de 12 a 16 servidores que fazem essa análise e poderão trabalhar no licenciamento geral. “Estamos em fase de estudo e acreditamos que no máximo em 180 dias teremos a análise completa para autodeclaração de Renovação Ambiental de Operação para várias atividades que sejam padrão”, adiantou, salientando que o órgão vai concentrar esforços em auditoria e fiscalização.

"A LAC é uma boa notícia. Acredito que o IMA está no caminho certo. Com a autodeclaração os técnicos podem ir a campo avaliar o que está sendo bem feito e cobrar o que não está certo”, afirmou o presidente da Câmara, José Lourival Magri.

Ainda no encontro, realizado nesta terça-feira (4), em Florianópolis, com a participação de indústrias de diversas regiões por meio de transmissão pela internet, o IMA lançou a 21ª edição do Prêmio Fritz Müller, que reconhece em 15 categorias empresas e organizações que desenvolvem projetos voltados à preservação do meio ambiente. O nome da honraria é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Blumenau por 45 anos. Estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. Clique aqui e saiba como se inscrever

Outro tema abordado na reunião foi o Sistema de Monitoramento Ambiental (SIMA). Iniciativa que está em elaboração e foi possível a partir de convênio firmado entre o IMA e a Associação dos Laboratórios Ambientais de Santa Catarina (Alasc) para informatização de condicionantes ambientais. O objetivo é fornecer um sistema para a geração e gestão dos relatórios dos programas de monitoramento ambiental que possibilite a criação de bancos de dados específicos, bem como a geração de relatórios gerenciais, o que vai permitir o monitoramento e controle do ar, solo e da água no estado. “É uma ação muito importante para a indústria porque agiliza e desburocratiza. É uma agenda que a FIESC vem defendendo há muito tempo”, afirmou Magri.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.