Opinião: Indústria é desenvolvimento

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, publicado nesta sexta-feira (24) nos jornais Diário Catarinense e A Notícia

A indústria é essencial para o desenvolvimento e irradia prosperidade. Tanto é que os municípios industrializados possuem os mais elevados índices de desenvolvimento humano. O setor proporciona os melhores empregos – com carreiras promissoras, salários mais altos e menor informalidade – além de gerar tributos fundamentais para o custeio do setor público.

Tudo isso é ainda mais relevante em Santa Catarina, onde a indústria responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega um em cada três trabalhadores. Somos berço de marcas que são referência nacional e internacional em seus setores. Temos um mosaico invejável de exemplos de sucesso. Nossa indústria começou a ganhar destaque no século 19 e continua crescendo até hoje. E só o faz pela força de vontade e espírito empreendedor dos empresários do setor. Por isso, hoje a FIESC entrega a Ordem do Mérito Industrial, o principal reconhecimento do segmento a pessoas que representam tudo isso: Glauco José Côrte, Leonardo Fausto Zipf e Sidney Haroldo Teruo Ogochi, além de Rui Altenburg, que receberá a principal comenda da indústria nacional, a Ordem do Mérito da CNI.

Ao mesmo tempo, a comemoração do Dia da Indústria nos propõe uma reflexão a respeito da necessidade de se colocar o País em definitivo na rota do crescimento e da competitividade. Para isso, é urgente que se efetivem as reformas estruturais, a começar pela da previdência e depois pela simplificação tributária. Em Santa Catarina, aguardamos a tramitação e a sanção da legislação relativa aos incentivos fiscais, nos termos negociados entre governo do estado e o setor produtivo ao longo dos últimos meses. Em um cenário de guerra fiscal entre os estados, como o que vivemos, isso é essencial para manter e atrair empresas e empregos.

É dessa forma –  com um ambiente favorável à produção e empreendedores arrojados – que a indústria seguirá impulsionando o desenvolvimento de Santa Catarina.