Na Semana da Indústria, SESI e SENAI promovem ações gratuitas em todo o estado

Para celebrar o Dia da Indústria (25 de maio), entidades oferecem diversas oficinas, workshops e minicursos para a comunidade; confira a programação nas próprias unidades

Florianópolis, 22.5.2019 – Diversas atividades gratuitas estão sendo oferecidas nas unidades do SESI e do SENAI em todo o estado para celebrar a Semana da Indústria, de 20 a 24 de maio. São oficinas, workshops e minicursos para a comunidade, realizados em parceria com associações empresariais, sindicatos e indústrias das regiões. Confira a programação no SESI e no SENAI da sua cidade.

Na Serra Catarinense, a programação segue até sábado (25) em Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa. As atividades tiveram início na segunda-feira (20), com o engenheiro mecânico da 3M, Carlos Camargo, abordando a palestra Indústria 4.0, no auditório do SENAI. Para ele, o foco do setor industrial atual está no redesenho dos processos internos, e não necessariamente dos produtos. Ele mostrou diversos exemplos de inovações que estão sendo desenvolvidas e implementadas pelo mundo. “A Indústria 4.0 é uma jornada e não um fim. É o tempo do conhecimento. Países desenvolvidos já falam em era 5.0 e discutem como será o relacionamento entre humanos e máquinas”, frisou.

Na região Oeste, a programação da Semana da Indústria iniciou no domingo (19), com a quarta etapa da Corridas do Bem farmaSesi, em Chapecó. Em Maravilha e Pinhalzinho empresários interessados em saber mais sobre a aprendizagem industrial oferecida pelo SENAI poderão participar de workshops de segunda a quinta-feira (20 a 23 de maio), de manhã e de tarde. Nesta quarta-feira (22), o engenheiro Marco Fabricio Hashimoto fala sobre saúde e segurança do trabalho, às 19h, no SENAI em Maravilha.

No Sul, o SENAI de Braço do Norte ofereceu na terça-feira (21) encontro sobre o tema Google for Work. Em Capivari de Baixo, a comunidade participou de uma oficina sobre manutenção automotiva. No mesmo dia, um encontro reuniu no SENAI de Criciúma lideranças empresariais para um diálogo com o diretor de educação do SESI e SENAI, Claudemir Bonatto. Em Orleans, gestores de recursos humanos participaram de uma oficina sobre práticas de liderança.

Nesta quinta-feira (23), SESI e SENAI realizam em Tubarão e Braço do Norte palestras sobre fiscalização do Ministério Público do Trabalho e saúde e segurança no trabalho. Às 14h30, no Centro de Apoio à Criança a ao Adolescente (CEACA), em Capivari de Baixo, as entidades promovem palestra sobre o profissional do futuro. A programação se encerra às 19h no SENAI de Tubarão, com oficina sobre automação industrial. Durante toda a semana, o Sindicato da Construção Civil de Tubarão (Sinduscon) realiza exposição sobre o setor indústria no SESI de Tubarão e SENAI de Braço do Norte.

Em Rio do Sul, o gerente de recursos humanos do Grupo Kyly, Alexandro Rodrigo de Sá, falou sobre hiperprodutividade em evento na segunda (20). “Esse é o tema do livro que escrevi e trata sobre vários pilares: corpo, mente, alma, técnicas e finanças”, explicou o autor. “É uma mudança de mindset, modelo mental”, concluiu. O trabalho em equipe que ele coordenou na Kyly, fez a empresa ser avaliada em 2018 como um dos 150 melhores lugares para se trabalhar no Brasil, e um dos 12 em Santa Catarina, de acordo com a Editora Exame.

No Vale do Itajaí, as atividades ocorrem nas unidades do SESI e SENAI em Blumenau, Pomerode, Gaspar, Indaial e Timbó. Durante os cinco dias de programação, ocorrem diversas palestras com temas voltados à indústria, como inovação, saúde do trabalhador, produção, indústria 4.0, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nas próprias unidades.

A FIESC encerra nesta sexta-feira (24) a programação da Semana da Indústria com a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, o mais importante reconhecimento da Indústria do estado aos empresários que se destacaram no setor. O tradicional evento reúne na sede da entidade, em Florianópolis, os principais industriais e lideranças do setor. Receberão a comenda Glauco José Côrte (vice-presidente executivo da CNI), Leonardo Fausto Zipf (Duas Rodas Industrial) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (Ogochi Menswear). O empresário Rui Altenburg, da empresa Altenburg, receberá a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a mais importante da indústria brasileira.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244