Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Catarinenses dão início às competições do mundial de robótica nesta quarta (17) nos Estados Unidos

Estudantes do SESI de Concórdia e Blumenau integram a delegação brasileira que participa do torneio até sábado (20); o tema desta temporada são as viagens espaciais


Florianópolis, 17.4.2019 – Começa nesta quarta-feira (17) o mundial de robótica First Championship, em Houston (EUA), com a participação de 12 estudantes do SESI de Concórdia e de Blumenau. As duas equipes se habilitaram para as competições internacionais por conta do bom desempenho na etapa nacional realizada em março, no Rio de Janeiro. O tema desta temporada são as viagens espaciais e as equipes catarinenses desenvolveram projetos para minimizar os efeitos gerados pelo isolamento em missões de longa duração no espaço e para evitar problemas de circulação de sangue enfrentados pelos astronautas.

:: Acompanhe a cobertura completa nas nossas redes sociais. 

“A robótica que nós trabalhamos com estes alunos no Espaço Maker contribui muito para a formação e para o desenvolvimento destes jovens porque eles desenvolvem competências que hoje são essenciais para o mercado de trabalho, como raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe”, explica a supervisora de educação do SESI em Blumenau, Ketlin Cubas, que está acompanhando as disputas em Houston.  

Amanda Borges Ströher tem 15 anos e integra a equipe Techmaker e está vivendo sua primeira experiência internacional. “A robótica me deu uma família, me ensinou diversas coisas, ter mais responsabilidade, foco, empatia, concentração e ser mais comunicativa. Aprendemos noções de pesquisa e engenharia. Por isso, acredito que a robótica é tão importante na nossa formação”, avalia a estudante. 

Também da equipe Techmaker, Pollux Baptista, 16 anos, quer seguir carreira tecnológica. “A robótica é a área que eu quero seguir profissionalmente. Quero tentar engenharia mecatrônica, e a robótica já está contribuindo para a minha formação. Ela me dá base, conteúdo e me torna um profissional do futuro. A partir da formação para os campeonatos de robótica, já estamos vivendo esse preparo para o futuro”, comenta.  

“Participo dos torneios de robótica há dois anos e, desde que entrei no time, percebo mudanças em relação a organização pessoal, dedicação e novas amizades, além de ganhar inúmeras oportunidades e aprendizados”, conta a integrante da equipe AgroRobots, Beatriz Evangelista, de Seara. “Os torneios me ajudaram com o trabalho em equipe e despertaram em mim o interesse pela engenharia”, revela Lucas Lodi, que também faz parte da equipe de Concórdia. 

As aulas de robótica são oferecidas pelo SESI no Ensino Médio, ministrado em parceria com o SENAI, e também em atividades de reforço, para alunos de outras escolas no contraturno escolar, como é o caso das duas equipes que foram aos Estados Unidos. 
Outras sete equipes de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul estão na disputa que envolve times de 70 países. O torneio, que segue até sábado (20), é realizado com o apoio de grandes empresas como a Qualcomm, Google, Apple, LEGO e Boeing, além da parceria com a Agência Espacial dos EUA (NASA).


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.