Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes russos encerram treinamento em SC para mundial de profissões

Atraídos pela qualidade técnica da escola e pelo bom desempenho de catarinenses, competidores russos permaneceram 26 dias treinando na unidade do SENAI em Palhoça para torneio internacional de educação profissional (WorldSkills Competition); evento será realizado em agosto, na cidade de Kasan, na Rússia

Florianópolis, 08.4.2019 – Os estudantes russos Nikolay Pilyushenko e Kirill Tiukin encerraram no sábado (6) o treinamento no SENAI/SC em Palhoça para a WorldSkills Competition, na área de manutenção aeronáutica. Durante 26 dias, eles desenvolveram atividades práticas como parte preparação para o torneio internacional de educação profissional a ser realizado em agosto, na cidade de Kasan, em seu país. Em junho, outros estudantes daquela nacionalidade estarão em Joinville, para treinar para a ocupação de manufatura integrada.

Clique aqui para ouvir o boletim de rádio

O torneio reúne os melhores estudantes de educação profissional de cerca de 50 países. Na competição, cada um deles desenvolve atividades típicas de suas profissões, buscando a excelência no desenvolvimento de peças, confecções ou serviços e são avaliados também pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram.

O treinamento de russos em Santa Catarina é fruto de convênio entre o SENAI e instituições russas de educação profissional. A parceria começou em 2017, quando estudantes daquele país estiveram em diversas cidades brasileiras, incluindo Joinville. Em 2019, foi a primeira vez que a unidade de manutenção aeronáutica foi envolvida. A qualidade técnica da escola e o bom desempenho de catarinenses no torneio internacional de educação profissional foram determinantes para a escolha das escolas.

Acompanhados pelos treinadores Norik Khachaturian e Svetlana Markusheva, os dois estudantes russos treinaram a parte da lataria, estrutural, confecção, simulação de danos e consertos, além da parte teórica e prática sobre furação e rebitagem da estrutura.

“Foi uma boa experiência; obtivemos bom conhecimento, trabalhamos em cima dos vários conhecimentos e habilidades”, disse Nikolay. Ele disse ter gostado do trabalho com formulários e documentos e com chapas metálicas. “Quando a gente tem dúvidas, os professores esclarecem na mesma hora”, destacou.

“O nível do treinamento é bom, embora a gente não sabe ainda o que vai realmente acontecer na competição”, destaca Kirill. “As informações que recebemos são bem práticas e uteis. Se faltou alguma coisa, só vamos descobrir na prova. Tudo o que a gente fez foi bem útil, prático e atualizado”, acrescentou o estudante.

Além de treinarem juntos, Nikolay e Kirill competem entre si. Ao final da preparação, os treinadores vão selecionar o que estiver mais preparado para representar o seu país. Eles também realizarão ciclos de treinamento programados em Kazan, Ulyanovsk, Moscou (na Rússia) e na Finlândia. 
Os alunos russos foram treinados pelos professores Rodrigo Campos e Rogério Bittencourt. Campos ficou entre os melhores do mundo na WorldSkills 2015, realizada em São Paulo. 

Campeão geral em 2015, há várias edições que o Brasil fica no grupo dos cinco primeiros colocados e a Rússia, que se destacou pelo bom desempenho em 2017, quer voltar a fazer bonito na competição que vai sediar em agosto deste ano.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br
 
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.