Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Projeto do SESI vira referência nacional para a fabricação de guarda-corpo e rodapé

Metodologia desenvolvida por especialistas catarinenses visa padronizar proteções e reduzir os acidentes e mortes na construção civil


Florianópolis, 16.1.2018 – O livro “Metodologia para Dimensionamento de Sistemas de Guarda-corpo e Rodapé”, que é referência nacional no assunto e traz detalhes do método desenvolvido para cálculo e ensaios de guarda-corpo e rodapé, será distribuído gratuitamente para entidades ligadas à proteção da saúde do trabalhador, no ramo da construção civil. A publicação é resultado do trabalho de especialistas do SESI/SC, do Sindicato da Indústria da Construção de Florianópolis (SINDUSCON), e da Fundação Jorge Duprat de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO). O livro pode ser baixado clicando aqui.

Serão impressos 1,3 mil exemplares, pagos com verbas oriundas da atuação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). A obra tem o propósito de padronizar essas proteções e acabar com as estruturas improvisadas que geram centenas de acidentes e mortes no Brasil. Só em Santa Catarina de 2012 a 2015, 126 pessoas morreram por queda em altura, de acordo com o Sistema de Informações de Mortalidades da Secretaria Estadual da Saúde.

“No Brasil não há guarda-corpos padronizados, o que leva, consequentemente, ao uso de proteções coletivas improvisadas. O desenvolvimento deste projeto constituiu um desafio tecnológico importante, que trará benefícios para o setor”, enfatiza o engenheiro do SESI/SC, Marcio Andrei Tavares.

A partir da metodologia, foram definidos diversos modelos de guarda-corpos e rodapés para testes, previamente calculados e depois fabricados, instalados e acompanhados para que fosse verificada a facilidade de fixação, movimentação e retirada dos equipamentos nas obras. Os guarda-corpos que se mostraram adequados ao uso foram aprovados e estão sendo disponibilizados a toda a sociedade por meio do livro. 

Para atingir excelência no resultado, o projeto foi acompanhado de perto e recebeu contribuição de uma ampla rede de parceiros do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho (MTb), Associação Estadual de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACEST) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Também tiveram participação fundamental o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela definição dos requisitos técnicos e ensaios a que foram submetidos os guarda-corpos, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), responsável pela elaboração dos relatórios de ensaios.

Com informações do Ministério Público do Trabalho.
 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.