Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Cinco alunos de SC garantem vaga no mundial de profissões

Estudantes de São Bento do Sul, Palhoça e Blumenau estão classificados e mais três de Florianópolis continuam na expectativa; provas, que reproduzem situações reais de trabalho, serão na Rússia, em agosto de 2019

Florianópolis, 19.12.2018 – Santa Catarina já garantiu cinco, mas pode ter oito representantes na WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, a ser realizado em agosto de 2019, na cidade russa de Kasan. Os classificados até agora, todos alunos do SENAI/SC, entidade da FIESC, são Allan Scholze (de São Bento do Sul, em Fresagem CNC, Gabriel Liberato Hoffmann (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Gabriel Panca Ribeiro (Soluções de Software para Negócios), Eduardo Mateus Hermann (Administração de Sistemas de Rede) e Gabriele Raiser (Vitrinismo) – estes três de Blumenau. Na disputa, os estudantes realizam provas com atividades típicas de cada profissão. O resultado final das provas realizadas até agora foram divulgados nesta semana pelo SENAI Nacional, que representa a WorldSkills no país. Outras duas ocupações terão os representantes brasileiros definidos até março.

Para chegar ao mundial, os alunos passaram pelas etapas escolar, estadual e nacional. No caso de Gabriel Hofmann e Eduardo Hermann, a classificação veio após a etapa nacional. Os demais passaram por uma prova de desempate que envolveu os primeiros e segundos colocados em cada profissão. Allan e Gabriele tinham vencido a etapa nacional e confirmaram a vaga. Já Gabriel Ribeiro conseguiu reverter o resultado. Ele tinha ficado em segundo na seletiva e superou o concorrente no desempate. Agora resta a expectativa pela definição do competidores em Cyber Security e Cloud Computing, duas ocupações novas e cujos representantes brasileiros serão definidos no início de 2019. Bruno Aragão da Silva, de Florianópolis, disputa a vaga em Cloud Computing, enquanto a dupla Raissa Marcon Constante e Jean Carlos Nicoletti Novak, também da Capital, disputam em Cyber Security.

Com a classificação dos cinco competidores, o SENAI/SC repete o desempenho das edições passadas (2015, em São Paulo, e 2017, em Abu Dhabi). Mas pode ter uma delegação ainda maior com os resultados a serem divulgados em março. 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.