Confiança do industrial na economia mantém recorde histórico mensal em dezembro

No mês o índice alcançou 67 pontos. O valor é 0,4 ponto superior ao registrado em novembro, mostra pesquisa da FIESC

Florianópolis, 18.12.2018 – O índice de confiança do empresário industrial catarinense (ICEI) alcançou 67 pontos em dezembro. O valor é 0,4 ponto superior ao registrado no mês anterior e, assim como em novembro, segue com o maior resultado da série histórica mensal, iniciada em 2010, mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Dos componentes do ICEI, houve melhora generalizada dos indicadores de condições e de expectativas futuras da economia. A percepção das condições atuais cresceu 2,4 pontos em dezembro e as expectativas cresceram 0,6 ponto, demonstrando o otimismo dos empresários para os próximos meses. Clique aqui e saiba mais

A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 67,2 pontos em novembro, mantendo-se estável na comparação com o mês anterior, cujo indicador foi de 67,1 pontos. Houve melhora da percepção das condições atuais, que passou de 56,7 em novembro para 59,3 em dezembro. As expectativas futuras passaram de 72,3 pontos para 71,1 pontos, mantendo-se praticamente estáveis no mês.

No Brasil, o ICEI registrou novo aumento, de 0,6 ponto, na passagem de novembro para dezembro. Com isso, o índice foi a 63,8 pontos – o maior valor desde junho de 2010, quando o indicador registrou 66 pontos. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice está 5,5 pontos acima do registrado em dezembro de 2017 e 9,6 pontos acima de sua média histórica.