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Autopista programa início de obras dos túneis do Contorno para janeiro

Em reunião do Fórum Parlamentar, realizada na FIESC, nesta segunda (17), concessionária informou que será um conjunto de obras que soma R$ 1,6 bilhão, que incluem três túneis duplos e viadutos. No encontro, o presidente Mario Cezar de Aguiar salientou que ao longo da BR-101 há outros contornos que também precisam avançar para que o trânsito tenha mais fluidez

Florianópolis, 17.12.2018 – O diretor-superintendente da Autopista Litoral Sul, André Bianchi, informou que a concessionária prevê iniciar em janeiro de 2019 as obras do “trecho sul A” do Contorno de Florianópolis, que englobam três túneis duplos e viadutos. Esse pacote está calculado em R$ 1,6 bilhão. Ele apresentou um balanço do andamento das obras, em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada nesta segunda-feira (17), na FIESC, em Florianópolis. Segundo ele, está mantido o prazo de entrega da obra completa para 2021. “O compromisso e o cronograma estão mantidos para dezembro de 2021”, garantiu. Bianchi também disse que boa parte das desapropriações está resolvida, mas ainda há pendências. Veja abaixo as principais obras previstas. 

Na reunião, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior, ressaltou que é um cronograma apertado, mas garantiu que é possível cumprir o prazo. “É um desafio, mas vamos fazer essa obra em três anos”, afirmou. A ANTT destacou ainda que para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, há possibilidade de aumento extraordinário da tarifa de pedágio, estimado em R$ 0,40 em 2020, quando as obras dos túneis estarão em andamento. 

“Sem sombra de dúvida, essa discussão sobre o Contorno é extremamente importante, mas também chamo a atenção para a importância de se discutir outros contornos ao longo BR-101”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele também colocou à disposição o consultor da FIESC, o engenheiro Ricardo Saporiti para acompanhar o cronograma e sugeriu que as informações sejam colocadas no Sistema Monitora FIESC para conhecimento da sociedade. “Coloco nossa estrutura técnica à disposição. As desapropriações, aprovações de projetos e licenciamentos são importantes para que a empresa possa executar o cronograma. Deve ter uma conjunção de forças muito forte para que possamos ter realmente concluída essa obra em 2021”, declarou.

O presidente da FIESC salientou ainda que existe uma classificação de serviço norte-americana que vai de A até F, sendo A o melhor serviço e F o pior. “Na nossa rodovia BR-101, em vários trechos e horários a classificação é F. O estado está se litoralizando e nossos portos são uma plataforma logística para o Brasil, com a movimentação de cerca de 20% dos contêineres do país. Então, há que se discutir o Contorno da Grande Florianópolis e a BR-101 como um todo”, propôs. Aguiar também entregou a representantes do Fórum Parlamentar Catarinense a Agenda da Indústria para Infraestrutura, documento que mostra que Santa Catarina demanda R$ 3,9 bilhões por ano para manter e ampliar a infraestrutura de transporte nos modais rodoviário (R$ 2,85 bilhões), ferroviário (R$ 626 milhões), aeroviário (R$ 61,1 milhões) e aquaviário (R$ 342,6 milhões). “A FIESC tem uma preocupação forte com relação à infraestrutura, que afeta o desenvolvimento nossa indústria e do nosso estado. Temos uma pesquisa que nos mostra que o componente transporte tem uma participação importante na composição do custo das empresas. Fazer melhorias na infraestrutura de transporte fazer melhoria na infraestrutura de transporte é tornar Santa Catarina mais competitiva”, completou. 

“Todos já sabemos do tempo de espera para a conclusão das obras do contorno viário, com atraso de praticamente 10 anos em relação ao primeiro cronograma”, disse a presidente do Fórum, a deputada Carmen Zanotto. Os deputados federais Jorginho Mello e Esperidião Amin ressaltaram que a obra está com o cronograma apertado e pela complexidade na execução podem surgir atrasos que levariam a obra a ser entregue depois de 2021. Por isso, sugeriram que a ANTT e a Autopista Litoral Sul apresentem mensalmente um cronograma de execução. 

Principais obras previstas

Trecho Sul A – Início em Jan/2019
Valor Previsto: 1,6 bi (maio/18)
Extensão total: 8,00 km
Sendo em túneis: 2,72 km
Caminhos de serviços: 45,00 Km

Principais obras:
03 pares de túneis
02 viadutos no tronco
04 relocações com viadutos


Trevo Norte A – Km 175
Licenciamento em análise pelo IBAMA
Expectativa de início das obras: Jan/19, caso a retificação da licença seja emitida até Dez/2018
Obra: 36 meses

Túnel 04 – Trecho Intermediário – 1 túnel duplo
Em análise de mérito pela ANTT
Expectativa de início das obras: reprogramada para Abr/2019
Obra: 33 mese

Trecho Sul “B” – BR-282/SC a BR-101/SC
Licenciamento em análise pelo IBAMA
Expectativa de início das obras: 30 dias após licença
Obra: 36 meses

Trevo da BR-282/SC e BR-101/SC
Em aprovação de projetos pela ANTT
Expectativa de início das obras: reprogramada para Abr/2019
Obra: 33 meses

 

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