Programa Novos Caminhos dá oportunidades a adolescentes em situação de acolhimento

TJSC reconheceu entidades parceiras e lideranças que colaboraram com a iniciativa que já qualificou mais de mil jovens no estado; presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, está entre os homenageados

Florianópolis, 14.12.2018 – Após a qualificação profissional no Programa Novos Caminhos, o jovem Matheus Felipe dos Santos, 16 anos, conseguiu há duas semanas o seu primeiro emprego. Atualmente, o adolescente trabalha como repositor em uma loja de departamento, em São Bento do Sul. Nesta quinta-feira (13), na sala de sessões Ministro Teori Zawascki, Matheus foi um dos 13 jovens homenageados na categoria "adolescente destaque", no evento realizado pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis.

"Nos sentimos recompensados com a parceria que é extremamente importante. Ela dignifica as pessoas que não tiveram uma oportunidade na vida. Essa parceria traz estas pessoas para o mercado de trabalho por meio de uma qualificação e oportunidade de emprego. Hoje é um momento de celebração e de muita satisfação em estar aqui", afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, um dos homenageados da noite. Também foram agraciados com diplomas os representantes das 54 empresas parceiras, as entidades que compõem o programa e três equipes técnicas que se destacaram neste ano.

Desde 2013, o Novos Caminhos visa capacitar e qualificar adolescentes, a partir dos 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Neste ano, 303 jovens participaram do programa em atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo. "Essa oportunidade de crescimento pessoal foi essencial para eu conseguir um emprego. Agora vou dividir as despesas de casa com a minha irmã e comprar um celular com o meu primeiro salário", comentou Matheus, que foi o adolescente destaque da região do Planalto Norte.

No evento, o presidente do TJ prestou um agradecimento especial as autoridades que trabalharam de forma conjunta com o Judiciário em 2018. Antes disso, o gestor do Poder Judiciário destacou a qualidade do empreendedor catarinense. "Gostaria de cumprimentar os juízes, as equipes técnicas, a FIESC e a Fecomércio, que foram os responsáveis em retirar o programa do papel. Destaque especial para as empresas que abriram as portas para oferecer a oportunidade de formação técnica e emprego a esses jovens. Também faço um agradecimento especial ao doutor Glauco José Côrte, que foi o grande incentivador e, hoje, deve estar emocionado com a proporção do programa. E não poderia deixar de homenagear os adolescentes, porque muitas vezes o que falta é uma oportunidade e eles agarraram com determinação", afirma o presidente do Judiciário Catarinense.

O programa tem o apoio da FIESC, da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação ESAG.

A cerimônia contou com a presença do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, do presidente da Federação das Indústria de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, do presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), Bruno Breithaupt, e do subprocurador geral de Justiça, Aurino Alves de Souza, representando o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), que são os parceiros da iniciativa. Também estiveram presentes o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto; o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Leandro Lima; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Araújo Gomes; entre outras autoridades.

Homenagem às autoridades que colaboraram com o Judiciário em 2018
Desembargador Alcides dos Santos Aguiar - 2o vice-presidente da AMC;
Bruno Breithaupt - presidente da Fecomércio;
Mário Cezar de Aguiar - presidente da FIESC;
Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes - comandante geral da Polícia Militar;
Alceu de Oliveira Pinto Júnior - secretário de Segurança Pública;
Leandro Soares Lima - secretário de Justiça e Cidadania;
Glauco José Côrte - vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Os adolescentes destaque
Alto Vale do Itajaí - Diego Lorenço;
Centro-Norte - Patrick Merlin de Freitas;
Extremo Oeste - Gustavo dos Santos Ereno;
Foz do Rio Itajaí - Gabriel de Lima;
Norte-Nordeste - Daniel Mascaro de Jesus;
Oeste - Nathali Maria Sores Camargo;
Planalto Norte - Matheus Felipe dos Santos;
Serra Catarinense - Jamila Isabel de Souza Paula;
Sudeste - Anderson de Oliveira;
Sul - Talita Eleoterio Lopes;
Vale do Itajaí - Andriele Alves Soares;
Vale do Itapocu - Klenia Gastaldo Leczynski Gaedke;
Vale do Itajaí Mirim - Erico Gabriel Leão de Farias.

As equipes técnicas destaque
Oeste
TJ - Iolete de Jesus;
Fecomércio - Janyne Farias;
FIESC - Cleufa Dessoi Bolis;
Acolhimento - Família Acolhedora (Carolina Fernandes Diniz)

Planalto Norte
TJ - Tiago Iraton da Silva;
Fecomércio - Fabiane Maria Grossi;
FIESC - Ivana Weihermann

Vale do Itajaí
TJ - Analu Cardoso Trevizan;
Fecomércio - Maria Aparecida Duarte Ciuffa;
FIESC - Maria Aparecida Vaz;
Acolhimento - Lar das Meninas (Gabriela Medeiros Brasil).

Com informações da Assessoria do TJSC

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina