Jovens se formam pelo Programa Novos Caminhos em Rio do Sul

Iniciativa, promovida pela FIESC e entidades parceiras, capacita profissionalmente os adolescentes e os insere no mercado de trabalho

Rio do Sul, 10.12.2018 – Cinco jovens se formaram no Programa Novos Caminhos, em Rio do Sul, na última sexta-feira (7). Entre os adolescentes que vivem em instituições de acolhimento e que concluíram o programa, três são de Rio do Sul e dois de Pouso Redondo.

O jovem Matheus de Lourena Machado, de 16 anos, falou sobre a participação no programa. “Ter feito o Novos Caminhos foi muito bom porque eu aprendi coisas novas, que eu não esperava. Agradeço aos professores e a todos que nos apoiaram”, disse Mateus.

O vice-presidente da FIESC Alto Vale, André Armin Odebrecht, salientou que a parceria entre as diversas entidades é um dos pilares para o sucesso do Programa Novos Caminhos, criado pela FIESC, para oferecer oportunidades aos jovens. “Esse é um dever dos empresários e da sociedade, promover igualdade de oportunidades. Essa escolha de vocês, de participarem do programa, os torna vencedores, com condições de criar um futuro diferente e isso é fundamental”, ressaltou André.

O desembargador da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) Alcides dos Santos Aguiar contou como o projeto iniciou e como as novas instituições parceiras reforçaram as atividades. “Esse programa segue o que está previsto no Estatuto da Infância e da Adolescência e na Constituição Federal, de que os jovens têm direito a profissionalização e a proteção no trabalho. Os empresários catarinenses também estão engajados nesta empreitada”, contou Aguiar. Ele incentivou os jovens a acreditarem neles mesmos. “Tudo é possível para aquele que se propõe a crescer na vida. Procurem se qualificar sempre mais. Os caminhos que estão sendo oportunizados aguardam por vocês”, concluiu.

O Programa Novos Caminhos tem como objetivo preparar os adolescentes, a partir dos 14 anos, para ingressarem no mercado de trabalho e conquistarem sua independência. Desde 2013, quando foi criado, o programa já atendeu mais de 1,1 mil jovens, sendo que 213 já estão trabalhando. Neste ano, 265 jovens irão se formar em todo o Estado.

O projeto é uma parceria da FIESC com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio) e Fundação ESAG.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina