Movimento Santa Catarina pela Educação debate agenda para 2019

Conselho de governança reuniu-se na FIESC nesta quinta-feira (22)

Florianópolis, 22.11.2018 – Com foco na educação para o mundo do trabalho, o conselho de governança do Movimento Santa Catarina pela Educação se reuniu nesta quinta-feira (22), na FIESC, para discutir as ações para 2019. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Movimento.

As sugestões para a agenda do próximo ano serão coletadas junto às Câmaras Regionais do Movimento e às entidades parceiras. “O Movimento tem um grande legado e precisamos pensar nos próximos passos, considerando o foco na inclusão das pessoas na nova economia”, afirmou Aguiar.

João Roberto Lorenzett, diretor de Educação do SESI, destacou que o Movimento deve seguir unificado, coerente e fortalecido. “Entre as funções do Movimento, temos a interlocução para alcance de sinergia entre instituições, promoção da educação básica com educação profissional, promoção de boas práticas e gestão de informações, com o acompanhamento de indicadores”, comentou.

A escolaridade básica dos trabalhadores formais evoluiu significativamente nos últimos anos. Em Santa Catarina, por exemplo, o número de trabalhadores com escolaridade básica completa cresceu 11 pontos percentuais até 2017 (71,1%), se comparado com o índice em 2011 (60,4%). No Brasil, apenas 9,3% dos jovens que estão no ensino médio cursam uma formação profissionalizante concomitante, índice que chega a 43,6% em Portugal e 75,3% na Áustria, por exemplo.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244