‘Ganhamos mais confiança para seguir nossa vida’, diz participante do Novos Caminhos

Matheus Felipe dos Santos, de 16 anos, avalia que o programa contribuiu para formar seu comportamento para o trabalho; dez adolescentes de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Mafra, que participaram de cursos oferecidos por SESI, SENAI, IEL e SENAC, concluíram as formações este ano

Florianópolis, 20.11.2018 – Adolescentes do Planalto Norte atendidos pelos serviços de acolhimento de Santa Catarina participaram na segunda (19) da solenidade de formatura no Programa Novos Caminhos. O projeto qualifica e profissionaliza os adolescentes, preparando-os para a vida autônoma. Foram dez os formandos neste ano, das cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Mafra.

Desde o mês de abril os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares, que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) e da Fecomércio (SENAC), além de parceria com a Júnior Achievement.

O formando Matheus Felipe dos Santos, de 16 anos, avalia que o programa foi muito positivo para formar seu comportamento para o trabalho. “Ganhamos mais confiança para seguir nossa vida”, disse. Nicole Rocha dos Santos, também de 16 anos, destaca o aprendizado recebido para fazer entrevistas de emprego. “Dá mais segurança porque aprendemos a nos comportar e agir corretamente”, complementa Andréia Neczypor, de 17 anos.

Na cerimônia de formatura, o vice-presidente regional da FIESC, Arnaldo Huebl, orientou os adolescentes a nunca deixarem os estudos. “O mundo moderno exige instrução e preparação”, ressaltou. A juíza de Direito do Fórum da Comarca de Rio Negrinho, Fabrícia Alcântara Mondin, lembrou que o esforço dever ser permanente para se vencer na vida. “O empenho deve ser renovado a cada novo desafio”, disse.

Atualmente o programa Novos Caminhos atende 303 adolescentes em todo o Estado. Desses, 265 estarão se formando até o final do ano. Desde que foi implantado, em 2013, 1.100 adolescentes já se formaram. O projeto é uma parceria da FIESC com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.

Com informações da Impulso Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina