Infraestrutura é a principal demanda das lideranças do Oeste

Em agenda na região, presidente entidade, Mario Cezar de Aguiar, e diretores da instituição reuniram-se com presidentes de sindicatos industriais e empresários em Concórdia e visitaram empresas em Xanxerê e São Lourenço do Oeste

Florianópolis, 23.10.2018 – A infraestrutura foi a principal preocupação demonstrada por lideranças do Oeste durante encontros realizados pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e a diretoria executiva da instituição, que nesta semana cumprem agenda na região. Em Concórdia, Aguiar reuniu-se com representantes de sindicatos industriais e visitou empresas nesta segunda-feira (22). “Nossa finalidade é ouvir as lideranças e identificar quais as reais demandas da região. Sabemos que o Oeste necessita de mais investimentos, principalmente, na área de infraestrutura. Nossa intenção é aumentarmos nossos esforços neste aspecto”, disse. Ele lembrou que a Federação criou o Conselho de Infraestrutura, que busca contribuir para as diretrizes de uma política estadual de transporte e logística e acompanhar a sua implementação. “O Oeste merece mais atenção. Temos o propósito de reforçarmos a representatividade para que essas demandas sejam efetivamente atendidas”, acrescentou. Nesta terça-feira (23), a comitiva conheceu em Xanxerê a Vantec e em São Lourenço do Oeste visitou as empresas Parati/Kellogg’s e Nutrisul Casaredo. À noite, o grupo reúne-se com lideranças empresariais e dirigentes da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Oeste (Acislo).

No encontro, as lideranças tiveram a oportunidade de expor ao presidente da FIESC as principais demandas do setor. Umas delas é a revitalização da SC-283, que liga Concórdia a Chapecó. Além de ser uma via estratégica para o desenvolvimento regional e para o escoamento da produção, a rodovia dá acesso ao aeroporto de Chapecó (muito utilizado por empresários de Concórdia e região). Outra demanda levantada foi a necessidade de melhorias entre a BR-153 e a BR-282. O vice-presidente regional da FIESC, Álvaro Luiz de Mendonça, lembrou que há anos a população regional reivindica um viaduto no entroncamento das duas BRs (local em que ocorrem frequentes acidentes).

Aguiar salientou que as condições precárias das rodovias do Oeste trazem desafios para o desenvolvimento da região e Santa Catarina perde competitividade. Aguiar pontuou que é preciso buscar alternativas para que o Oeste do Estado tenha mais desenvolvimento, destacando que são necessários mais investimentos também nas áreas de tecnologia e inovação. Durante o encontro, as lideranças reforçaram a necessidade de melhorias no aeroporto de Chapecó, para evitar o frequente cancelamento de voos.

Em Concórdia, o grupo visitou as unidades do SESI e SENAI e a IACC Pré-moldados e Construções. A Zametal produz equipamentos para a indústria de alimentos (carnes, queijos, biscoitos, congelados), e em 2019 pretende inaugurar nova fábrica. Na IACC foram apresentadas as instalações da empresa que tem 22 mil m² de área. O empreendimento atende clientes em todo o Sul do país, com projetos industriais, comerciais e residenciais e institucionais.