Diretoria da FIESC inicia agenda no Oeste de SC

Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar, cumpre extensa programação na região, durante esta semana, acompanhado de toda a diretoria executiva da entidade

Chapecó, 22.10.2018 - Aproximar a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) de lideranças, indústrias e comunidade é o objetivo da entidade ao cumprir extensa programação no Oeste durante essa semana. “Estamos com a equipe no Oeste para ouvir as demandas e encontrarmos caminhos que viabilizem o desenvolvimento dessa região, que é tão importante para SC e que não tem recebido a devida atenção. Queremos construir uma agenda em conjunto e melhorar a competitividade das indústrias e da região”, destacou o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

A inédita instalação da FIESC na região tem também o propósito de ampliar o debate sobre suas potencialidades e dificuldades. O presidente e toda a diretoria executiva promoveram reunião com os sindicatos de indústria, nesta segunda-feira (22), na qual foram apresentadas ações da FIESC e ouvidas reivindicações dos industriais. Além da reunião, os dirigentes cumprirão uma agenda de eventos e contatos em reuniões itinerantes em Chapecó, Concórdia, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Pinhalzinho e São Carlos.

De acordo com Aguiar, a Federação tem vários desafios. A atuação da nova diretoria prevê o desenvolvimento de ações para expandir a internacionalização das empresas e avançar na inovação, infraestrutura e inclusão das pessoas e empresas no mundo digital. “Precisamos fortalecer as condições das indústrias de SC para atuarem no mercado internacional, proporcionando mais competitividade e qualidade nos produtos e serviços”, frisou. Quanto à inovação, o presidente destacou a necessidade de preparar as empresas e os colaboradores para a indústria 4.0. “O mundo está digitalizado e não há como sobreviver sem estar inserido na filosofia da Indústria 4.0”.

Sobre a infraestrutura, Aguiar salientou que é necessário elencar prioridades. “Precisamos falar com uma só voz. Pensando nisso, lançamos o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense que possui participação de mais de 20 instituições que representam o setor produtivo e a sociedade civil de SC. O objetivo é contribuir para as diretrizes de uma política estadual de transporte e logística e acompanhar a sua implementação”. Entre as pautas estão as rodovias e as ferrovias. O Sistema Monitora FIESC mostra que das 53 obras de infraestrutura acompanhadas pela entidade no Estado, 90% estão com o prazo expirado ou com o andamento comprometido.

Para o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, a atuação da entidade é importante para trazer melhorias em todos os setores da região que necessitam de investimentos para se desenvolverem. “A entidade está alinhada com os desafios do Oeste e a transferência da diretoria nesta semana reforça a dedicação que tem com a região, além de conhecer melhor as demandas e fazer uma grande frente para que realmente possamos ter melhores condições nos setores que o Oeste ainda está carente”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Nesta terça-feira (23), a comitiva viaja para Xanxerê, onde visita a indústria Vantec. Em seguida, segue para São Lourenço do Oeste onde conhecerá as empresas Parati/Kellogg’s e Nutrisul Casaredo. À noite, a diretoria da FIESC manterá reunião com lideranças empresariais e dirigentes da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Oeste (Acislo).

Na quarta-feira (24), os dirigentes se deslocam para Campo Erê, onde visitam o Grupo Dass. Depois, seguem para Pinhalzinho onde o programa inclui visita ao SESI e à Serpil, almoço com a Associação Empresarial (ACIP), empresários e o prefeito municipal Mario Afonso Woitexem. No período da tarde será visitada a indústria Ogochi, de São Carlos.

Para quarta-feira à noite está previsto o Circuito Santa Catarina de Fomento para Inovação – etapa Chapecó. O encontro é organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e iniciará às 18 horas no auditório do SENAI, na rua Frei Bruno, 201, bairro Jardim América. O evento tem apoio do SESI, SENAI, BRDE, Embrapii, Finep e Badesc. (Informações pelo e-mail iel.chapeco@ielsc.org.br ou pelo telefone 49-3328-9425).

Na quinta-feira (25) serão visitadas as indústrias Apti Alimentos e Aurora pela manhã. O ponto alto da programação está previsto para o meio-dia no restaurante Horizonte, onde a FIESC, ACIC e CEC promoverão o 1º Diálogo Empresarial, reunindo empresários e lideranças. Esse encontro iniciará às 12 horas e encerrará às 14 horas e discutirá as deficiências na infraestrutura do oeste catarinense, com foco nas rodovias. No período da tarde prosseguem as visitas: Rotoline, SESI São Cristóvão e SENAI Chapecó.

Às 19 horas dessa mesma quinta-feira, no auditório do campus Chapecó, a FIESC e a UNOESC promoverão a palestra “O que vai ser do Brasil? Política e economia no próximo mandato”, com o doutor em ciência política Rafael Cortez. O ingresso será um quilo de alimento não perecível. Cortez é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e analista político sênior na Tendências Consultoria Integrada. (Confirmação de presença pode ser feita no link https://goo.gl/MhNpni. Informações: (49) 3321-7460 ou e-mail soeli-fachi@fiesc.com.br).

A jornada de trabalho será concluída na sexta-feira (26) com encontro da diretoria da FIESC em reunião de avaliação. A diretoria do Sistema FIESC retorna a Florianópolis às 13 horas.