E-Social e competências para o século 21 foram abordados no Universo #VemFazerSESI

Palestras integraram programação do evento que contou com o apoio de 250 voluntários e ofereceu diversas atividades aos visitantes para incentivá-los às carreiras tecnológicas; mais de 10 mil pessoas passaram pelo SESI em Rio do Sul

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Rio do Sul, 20.10.2018 – O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, abriu a última palestra do Universo #VemFazerSESI, na manhã deste sábado (20) em Rio do Sul. O encontro contou com a participação do prefeito municipal, José Thomé, e sua equipe de governo. Também estiveram presentes diretores do SENAI e SESI, assim como representantes dos sindicatos industriais da região.

"Atividades como estas contribuem muito para o desenvolvimento das indústrias do Alto Vale do Itajaí. Tanto o e-Social, quanto as competências exigidas dos profissionais, influenciam na competitividade das indústrias. Até 2020, haverá uma mudança em 35% nas profissões mais procuradas, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial. Além disso, todo profissional deverá apresentar novas habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, inteligência emocional, flexibilidade, entre outras”, destacou Aguiar.

Logo após, a engenheira de segurança do trabalho do SESI, Migliane Réus de Mello, falou sobre o contexto do e-Social, novo tipo de sistema público de escrituração digital, do governo federal. Com o e-Social, as empresas deverão enviar suas informações para um ambiente centralizado. “Os dados serão cruzados, criando malha fina e vulnerabilidades para as empresas que não estiverem de acordo com a legislação trabalhista, previdenciária e tributária”, alertou Migliane, que também integra o Comitê Nacional do e-Social da CNI. Ela abordou questões do e-Social em relação à saúde e segurança do trabalho (SST), uma das áreas de atuação do SESI, fazendo uma correlação com o setor de recursos humanos e de contabilidade. Depois apresentou sugestões de prioridades que devem ser tratadas e quais as soluções que o SESI oferece para as indústrias, como o SESI Viva Mais, plataforma digital completa para gestão de SST.

A segunda palestra foi com Flora Alves, da SG Aprendizagem Corporativa, sobre “O mundo digital e as competências do século 21. “Hoje apenas 16% das pessoas colocam em prática aquilo que aprendem, por isso a necessidade de entender o contexto atual da sociedade em que estamos inseridos, que é altamente moderna e tecnológica”, disse Flora. Ela concluiu com um convite ao público para refletirem sobre as mudanças que cada um precisa fazer em suas competências pessoais, afim de acompanhar as novas gerações.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244