Audaces expõe no Espaço Indústria, da FIESC

Indústria que surgiu há 26 anos na Grande Florianópolis desenvolve tecnologia para o setor de confecções, alcançando dez mil clientes industriais, 50% no mercado internacional, e já instalou unidade na Itália; presidente da empresa destacou parceria com o SENAI como contribuição ao desenvolvimento tecnológico

Florianópolis, 19.10.2018 – Criada em 1992, por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, a Audaces, que desenvolve tecnologia para o setor de confecções, alcançou em 2016 o número de 10 mil clientes, 50% do exterior, e 70% de market share. No ano passado, a indústria instalou uma unidade na cidade de Trento, na Itália, um reduto da alta moda mundial. A empresa, que tem sede em Florianópolis e uma unidade fabril na cidade de Palhoça, expõe no Espaço Indústria da FIESC a partir desta sexta-feira (19).

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa da reunião de diretoria da FIESC

“Qualquer produto que a gente desenvolva tem que ser global; por isso consideramos nossa empresa inovadora”, disse o presidente Claudio Grando, ao apresentar a Audaces em reunião da diretoria da FIESC. “Todos os nossos produtos estão voltados para a indústria 4.0”, disse. Assim, os equipamentos têm telediagnóstico, telemanutenção e monitoramento via smartphone. O empresário relatou que a central de assistência técnica acompanha a distância o desempenho das máquinas e alerta os clientes da possibilidade de problemas nas linhas de corte de tecidos, recomendando soluções preventivas. Ele mostrou o funcionamento de tecnologia 4D desenvolvida pela empresa e que permite a redução do tempo de criação de uma coleção ou de uma peça de três semanas para dois ou três dias. Na unidade fabril da Itália, a Audaces produz um equipamento que é único na Europa com suas características, não reveladas por sigilo industrial.

“Defendemos que as empresas estejam no mercado internacional”, afirmou Grando. “Se somos competitivos nos mercados mais exigentes do mundo, certamente seremos competitivos também no Brasil”, disse.

Claudio Grando creditou o sucesso do desenvolvimento tecnológico à parcerias com instituições de ensino e pesquisa no Brasil (são mais de 300 universidades do país) e mais de 100 do exterior. A inserção dos equipamentos nos mercados dos diversos continentes é precedida por testes e adequações realizados nas universidades. O empresário destacou que o SENAI é uma das instituições com a qual a Audaces mantém cooperação intensiva, tanto na área educacional, quanto em pesquisa e desenvolvimento. Ele revelou a conclusão de um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (de Florianópolis), a participação da empresa na fábrica-conceito criada em São Paulo. Citou também a participação no projeto Challenge e a inclusão de gestores da Audaces no Master Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada, do SENAI/SC. A empresa ainda oferece equipamentos para os laboratórios didáticos da instituição. “Se ajudamos a formar melhor os profissionais, eles vão para as indústrias, que serão mais eficientes e todos ganhamos”, disse. Grando citou igualmente a participação da empresa no programa Novos Caminhos, uma parceria da FIESC (com coordenação do SESI) com o Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados e outras instituições e que oferece a adolescentes sob a tutela do estado cursos de iniciação e educação profissional e a inserção no mercado de trabalho. “São jovens que vivem uma vulnerabilidade social muito grande”, afirmou Grando.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a internacionalização da Audaces. “Um dos objetivos da FIESC é incrementar a participação das indústrias no mercado global”, disse. “Não se trata somente de exportar, mas também de uma troca comercial, trazendo insumos e equipamentos”, disse. “A presença na Europa é a mostra da ‘audácia’ do estado de Santa Catarina”, afirmou Aguiar, numa referência ao nome da empresa. Ele destacou ainda que Santa Catarina tem grande importância na economia nacional, sem receber em contrapartida a necessária atenção do governo central.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br