‘Educação, ciência e tecnologia são estratégicas para o país’, diz Marcos Pontes

Primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Pontes abriu na manhã desta quinta-feira (18) o Universo #VemFazerSESI, em Rio do Sul; atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs estão na programação do evento que é gratuito e aberto ao público, no SESI de Rio do Sul, das 8 horas até às 20 horas (no sábado, dia 20, o evento se encerra às 16 horas)

Clique aqui e veja no Flickr da FIESC a cobertura fotográfica completa

Rio do Sul, 18.10.2018
– “Educação, ciência e tecnologia são estratégicas para o país. Educação é o que forma os profissionais do futuro e cidadãos produtivos. A gente tem um país enorme que precisa de soluções que a ciência fornece e a tecnologia transforma essas soluções em inovação, novos produtos, novas empresas e novos empregos”, afirmou o astronauta Marcos Pontes na abertura do Universo #VemFazerSESI, que a entidade promove em Rio do Sul até sábado (20). Atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs estão na programação que é gratuita e aberta ao público, no SESI de Rio do Sul, das 8 horas até às 20 horas (no sábado, dia 20, o evento se encerra às 16 horas).

“Vejam os países que são pequenos em termos de território e o tamanho que têm em participação econômica, como é o caso do Japão e de Israel. A gente precisa chegar lá”, disse Pontes, referindo-se aos investimentos que esses países fazem na área de ciência e tecnologia. “Quando olho para vocês, vejo o futuro: engenheiros, médicos, advogados, uma série de profissionais que vão aflorar para o mercado brasileiro. Essa oportunidade de falar com vocês é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer como profissional já formado com uma carreira, para ajudá-los a decidir suas carreiras e ter motivação para realizar seus sonhos”, complementou. Podemos fazer muito pelo futuro do país, principalmente prestar atenção em educação, onde temos investimentos que são altos, se compararmos com muitos países, mas que não trazem o resultado que gostaríamos. Além de ampliar os recursos, podemos colocar enfoque na eficiência do processo, da mesma forma que a gente precisa fazer em ciência e tecnologia”, defendeu.

No evento, o SESI realiza a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? na nova temporada (Into Orbit) do torneio. “Comungamos dos valores da FIRST, que enfatiza o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e ideias, a competição com ética e o estímulo à pesquisa matemática, científica e tecnológica para a resolução crítica e criativa de problemas emergentes, valores e competências requeridos pelo mundo do trabalho e pela indústria no século XXI. Desafios da indústria são nossos também”, afirmou o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira.

“Com esse evento, a gente busca deixar na região um legado de aprendizado de busca de valores tecnológicos para os nossos alunos e que eles possam através dessa experiência, no futuro, empreender e criar startups. O ponto chave de trazermos um evento desses para Rio do Sul é promovermos oportunidades, que são fundamentais, e o SESI contribui de maneira expressiva”, frisou o vice-presidente regional da FIESC, André Odebrecht.

Universo #VemFazerSESI

Os visitantes poderão participar de atividades maker (mão na massa) como o uso de impressora 3D, oficinas de fotografia; de eficiência térmica ideal para uma casa; de desenho na areia por meio do Scratch (linguagem de programação); integração de ferramentas de tecnologia móvel smartphone, rede e GPS para registro de informações geográficas, experimentos científicos, além de oficinas para professores sobre prototipagem, literatura, arte e aprendizagem criativa na escola.

Nesta quinta-feira (18), os participantes poderão debater sobre esporte, educação, inovação e engenharia em aplicações da indústria 4.0 e acompanhar o encontro de negócios. Já na sexta-feira (19), professores participam de um hackathon sobre educação criativa. O IEL também realiza workshop sobre fontes de fomento para inovação. Gestores escolares poderão acompanhar palestras sobre profissões do futuro. No sábado (20), quando o evento se encerra, o SESI realiza workshop sobre o impacto do e-Social na saúde e segurança do trabalho e no futuro dos negócios. Os visitantes poderão conhecer ainda o Espaço da Indústria, no qual empresas da região vão expor maquinários e tecnologias utilizadas na produção industrial.