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Na China, FIESC participa da Feira de Cantão e busca novos negócios

Nesta segunda-feira (15), integrantes da missão participaram de seminário com o embaixador do Brasil na China e visitaram o maior evento de negócios do país, em Guangzhou

Florianópolis, 15.10.2018 – Os integrantes da missão empresarial à China participaram de seminário de oportunidades de parcerias e investimentos e visitaram a Feira de Cantão, nesta segunda-feira (15), em Guangzhou, província de Guangdong, no sul do país asiático. A missão, organizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), com apoio da CNI e China Trade Center, segue até o dia 20 de outubro. No seminário, o embaixador do Brasil na China, José Vicente da Silva Lessa, destacou que Guangdong lidera em 14 dos 22 maiores indicadores econômicos chineses, com destaque para o comércio exterior que em 2017 totalizou US$ 900,3 bilhões, 21% do comércio total da China.

O grupo, liderado pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb), Dieter Claus Pfuetzenreiter, também iniciou a participação na Feira de Cantão, o maior evento de negócios da China. A última edição da feira, realizada em abril de 2018, contou com 196 mil visitantes de 200 países, 24,7 mil expositores e US$ 30 bilhões em negócios. Guangzhou, a capital, possui cerca de 14 milhões de habitantes e um PIB de US$ 284 bilhões. A economia chinesa já é maior do que o valor somado das outras quatro economias do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e consolidou sua posição como maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. É o país com maior volume de comércio internacional, com 13% da fatia mundial. Além disso, possui o maior mercado consumidor mundial. Pesquisas mostram que até 2022 mais de 75% da população urbana chinesa pertencerá a classe média, com renda entre 9 e 34 mil dólares anual.

A missão tem o objetivo de prospectar oportunidades de negócios no mercado chinês, identificar e concretizar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, incrementar as transações comerciais entre Brasil e China, desenvolver estratégias para utilização da Ásia como plataforma de negócios de empresas brasileiras, fortalecer a rede de relacionamento na China, acompanhar e monitorar novas tendências e inovações dos segmentos contemplados na Feira de Cantão, identificar novos nichos de negócio e estabelecer networking com empresas e instituições chinesas.

A comitiva também vai realizar visitas técnicas em Shenzhen, cidade conhecida como o Vale do Silício da China. Com uma população de 11,9 milhões de habitantes, sedia um polo de alta tecnologia, com duas zonas industriais: o parque industrial de alta tecnologia de Shenzhen (SHIP) e o parque de software de Shenzhen. Também abriga o terceiro porto de contêiner mais movimentado do mundo e o quarto aeroporto mais movimentado da China.

 

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