SC ganha Conselho de Infraestrutura nesta quarta-feira

Lançamento será às 14 horas, na sede da FIESC, em Florianópolis. Instituições que representam o setor produtivo e a sociedade civil vão compor o Conselho, que busca engajar Santa Catarina para a necessidade de melhorar a infraestrutura a partir da definição de prioridades do estado, sempre com critérios técnicos

O quê
: Lançamento do Conselho de Infraestrutura
Quando: Nesta quarta-feira (17)
Horário: às 14h
Onde: Na FIESC, em Florianópolis (Rodovia Admar Gonzaga, 2.763, bairro Itacorubi)

Florianópolis, 15.10.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lança nesta quarta-feira (17), às 14 horas, na sede da entidade, em Florianópolis, o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. A iniciativa vai reunir entidades do setor produtivo e da sociedade civil para unificar as demandas catarinenses, definir prioridades e buscar soluções para os gargalos que o estado tem na área. As decisões tomadas no âmbito do Conselho serão balizadas por análises e estudos técnicos.

As entidades integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) já anunciaram adesão ao Conselho, que será coordenado pela FIESC. Integram o COFEM as federações do comércio (Fecomércio), da agricultura (FAESC), dos transportes (Fetrancesc), das associações empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das micro e pequenas empresas (Fampesc), além da FIESC.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca que o objetivo é ouvir a sociedade organizada no sentido de discutir o que é importante para o estado. “Vamos discutir toda a infraestrutura catarinense em um grande grupo para que tenha peso na hora de levarmos ao governo as sugestões em documentos elaborados e discutidos com a sociedade, contemplando demandas e propostas de solução e a ordem de priorização”, explica.

Aguiar observa ainda que o custo logístico das empresas catarinenses (R$ 0,14 por real faturado) está acima da média nacional (R$ 0,11), conforme estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e também acima do observado em outros países, como Estados Unidos (R$ 0,085). Em alguns segmentos, como o da agroindústria, o baixo nível de investimentos na área pode ameaçar o futuro do setor, que tem dificuldades principalmente para trazer insumos do Centro-Oeste do País em condições competitivas. “Temos apenas uma rodovia federal duplicada, que ainda precisa ser concluída”, exemplificou Aguiar, referindo-se ao túnel do Morro dos Cavalos, que não foi realizado dentro do projeto de duplicação da BR-101. “Infraestrutura é fundamental para a economia e para a segurança dos cidadãos”, resume, reforçando que o Conselho terá papel fundamental na realização de estudos e definição de projetos prioritários, sempre com sólido embasamento técnico.