Confiança do industrial catarinense permanece estável em setembro

Índice de Santa Catarina registrou 53,7 pontos em setembro, muito próximo na comparação com o mês anterior, de 53,8 pontos; a confiança dos empresários catarinenses é maior nas empresas de grande porte, com o índice de 54,9 pontos; no Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos em setembro, recuo de 0,5 pontos na comparação com agosto

Florianópolis, 21.9.2018 – A confiança dos empresários das pequenas, médias e grandes empresas de Santa Catarina se manteve estável em setembro. Com o indicador acima da linha dos 50 pontos, as expectativas futuras estão otimistas, mas a percepção dos empresários quanto às condições atuais não segue a mesma trajetória, é o que indica a pesquisa Índice de Confiança do Empresário Catarinense (ICEI) divulgada nesta sexta-feira, 21, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O índice de Santa Catarina registrou 53,7 pontos em setembro, permanecendo praticamente estável na comparação com o mês anterior, de 53,8 pontos. Confira a pesquisa na íntegra.

A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 55,4 pontos em setembro, registrando leve alta em relação ao observado no mês anterior (55 pontos). O ICEI dos empresários da construção registrou expressiva queda de 4,7 pontos em setembro e permanece abaixo da linha divisória, com índice de 42,6 pontos. Essa queda é influenciada principalmente pela retração das expectativas dos empresários para os próximos meses e pela percepção pessimista quanto às condições atuais.

A confiança dos empresários catarinenses é maior nas empresas de grande porte, com o índice de 54,9 pontos, apesar da queda de 1,2 pontos registrada na comparação com agosto. Entre as empresas de pequeno porte, houve crescimento de 1 ponto, tendo o índice passado de 52,1 pontos para 53,1. Já nas empresas de médio porte, o crescimento do indicador foi de 1,3 pontos, registrando 52,6 pontos no mês.

No Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos em setembro, recuo de 0,5 pontos na comparação com agosto. De acordo com a CNI, o resultado negativo é o primeiro registrado na comparação mensal desde a forte queda de junho (-5,9 pontos, por conta da paralisação dos serviços de transporte rodoviário). O ICEI é um indicador que ajuda a entender as tendências da indústria e da economia. Empresários confiantes tendem a ampliar a produção e os investimentos, o que estimula o crescimento da economia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244