Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Nanotecnologia aplicada à indústria é tema de workshop

Encontro será nos dias 4 e 5 de outubro, em Florianópolis, e vai mostrar as linhas de crédito disponíveis para financiar iniciativas na área; também serão apresentados cases das empresas Nanovetores Tecnologia, Cetarch e Extratos da Terra

Florianópolis, 25.9.2018 – A nanotecnologia aplicada à indústria será tema de workshop nos dias 4 e 5 de outubro, na FIESC, em Florianópolis. No dia 4, o encontro se inicia às 14 horas, com a palestra “Nanotecnologia em sistemas embarcados”, com o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, André Luiz Pierre Mattei, e Eric Cardona Romani, pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção. Também serão apresentados cases das empresas Nanovetores Tecnologia, da Cetarch (Cerâmica Técnica e Architetural) e da Extratos da Terra. No evento está programado painel em que serão mostradas as linhas de crédito disponíveis para empresas que querem investir em produtos ou processos nanotecnológicos, com a participação do IEL/SC, BRDE, Badesc, BNDES, Finep e Embrapii. 

No dia 5, a partir das 9 horas, serão realizadas visitas técnicas às instalações do Instituto SENAI de Inovação em Sistema Embarcados, à Nanovetores, e à Extratos da Terra. O workshop é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), FIESC, ABDI, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com o apoio da Acate, NAC e Tecnólopolis.


Diversos produtos usados no dia a dia têm sido aprimorados pelo uso da nanotecnologia, por meio da qual é possível manipular moléculas e partículas em escala nanométrica. As tecnologias mais avançadas de diagnóstico e terapia em medicina já empregam nanotecnologia, como, por exemplo, para o controle da liberação de antibióticos no corpo de pessoas doentes. 

A indústria cria uma série de soluções para o dia a dia das pessoas, e um dos desafios é desenvolver produtos mais eficientes. Ou seja, melhorar os que já existem, com funções e desempenho ainda mais satisfatórios, como cosméticos com prazo de validade maior; roupas que monitoram sinais vitais do corpo humano e com capacidade de não absorver manchas; embalagens inteligentes de alimentos que avisam se a comida ainda está própria para consumo ou não.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser feitas aqui.

Com informações da CNI/Indústria 2027

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.