Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SC e Eslovênia buscam ampliação do comércio

Na FIESC, embaixador do País europeu no Brasil conheceu o perfil da indústria do estado em reunião nesta terça-feira (11), em Florianópolis

Florianópolis, 11.9.2018 – A ampliação do comércio entre Santa Catarina e Eslovênia foi tema de reunião entre o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o embaixador do país europeu no Brasil, Alain Bergant, nesta terça-feira (11), em Florianópolis. “O interesse comum é incrementar o comércio. É importante manter a parceria ativa. Santa Catarina é o estado mais industrializado do Brasil. Praticamente 30% do nosso PIB é produzido pela indústria e somos o setor mais diversificado do País”, disse Aguiar. O embaixador destacou que na Eslovênia a indústria responde por 25% do PIB do País e que há interesse na cooperação comercial, mas também na área educacional. Ele observou ainda que o país tem recebido muitos turistas brasileiros.

Em 2017, Santa Catarina exportou US$ 700 mil para a Eslovênia. Os principais produtos embarcados foram motores e geradores elétricos, carnes e miudezas e madeira serrada. No mesmo período, o estado importou US$ 3,7 milhões do país europeu. Entre os principais produtos destacam-se instrumentos e aparelhos para medicina, odontologia e veterinária, bombas de ar ou vácuo e refrigeradores e congeladores. A Eslovênia é um país do leste europeu, com cerca de 2 milhões de habitantes. No ano passado o PIB cresceu 5%.

O embaixador também conheceu o trabalho da INVESTE SC, agência de atração de investimentos mantida por meio de parceria entre a FIESC e o Governo de Santa Catarina. A INVESTE atua na promoção do desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina pela atração de investimentos e do incentivo aos novos negócios. 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.