Sindicatos das indústrias metalmecânicas de Blumenau e Rio do Sul são reconhecidos pela excelência em gestão

Prêmio é promovido pelo Movimento Catarinense pela Excelência

Florianópolis, 04.9.2018 – Os sindicatos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb) e de Rio do Sul (Simmmers) estão entre as 12 organizações catarinenses reconhecidas no Prêmio Catarinense da Excelência (PCE). Os resultados da edição 2018 do prêmio foram divulgados pelo Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) nesta terça-feira (4) e a solenidade de premiação está marcada para 9 de outubro. Os dois sindicatos participam do Programa de Excelência em Gestão Sindical (PEGS), desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Também foram reconhecidas as indústrias Ogochi, Damenny e Reivax Automação.

“A FIESC celebra esta conquista de seus sindicatos filiados, que são referência nacional em representação empresarial”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “As entidades sindicais vivem um cenário desafiador e a implantação de modelos de excelência em gestão mostra que é possível evoluir tanto nos processos internos, quanto na promoção do desenvolvimento dos setores que eles representam”, destacou. Para ele, conquista que comprova também a eficácia do Programa de Excelência em Gestão Sindical da Federação.

“As organizações reconhecidas apresentam modelos de gestão alinhados ao que há de melhor no mundo; elas têm padrão de competitividade classe mundial”, afirma a presidente do MCE, Carolina Linhares. Ela destaca que o reconhecimento de sindicatos industriais mostra que o PEGS está no caminho certo. “O desenvolvimento de um modelo de excelência para o Sindicato é um diferencial muito grande da FIESC”, diz.

O PCE segue os fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão – aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, geração de valor, pensamento sistêmico, desenvolvimento sustentável, liderança transformadora, compromisso com as partes relacionadas e orientação por processos. O Simmmeb obteve o reconhecimento pela segunda edição consecutiva, alcançando este ano o Nível II - 250 pontos – Compromisso com a Excelência. Já o Simmmers foi reconhecido no nível I – 125 pontos – Primeiros Passos Rumo à Excelência (o mesmo que o Simmmeb havia conquistado em 2017).

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina