Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Palhoça sedia prova seletiva de manutenção de aeronaves para mundial de profissões 

Estudantes precisam apresentar conhecimentos, habilidades e atitudes esperados do profissional do século 21


Florianópolis, 22.8.2018 – Concentração total no que está fazendo e controle emocional são os principais recursos que o catarinense Gabriel Liberato Hoffmann e o paulista Wessley Dias estão usando para tentar garantir a vaga brasileira em manutenção de aeronaves na WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, a ser realizada em 2019, na cidade russa de Kazan. Desde segunda-feira (20), os dois estudantes do SENAI estão realizando as provas no hangar da própria instituição, na unidade de Palhoça. Em oito horas diárias de atividades, que prosseguem até esta quinta (23), eles serão submetidos a sete provas – que incluem uma revisão completa em um helicóptero (com panes programadas) e ajustes eletrônicos ou trocas de partes de fuselagem. O resultado final será conhecido na sexta (24). 
“A gente fica nervoso, ansioso, enfrenta o medo. A prova parece um liquidificador emocional”, diz Rafael de Borba, que foi colega de aula de Gabriel e já passou pela competição internacional. Ele foi quarto colocado no torneio mundial realizado em 2017, em Abu Dhabi, e só não subiu ao pódio por uma diferença de dois décimos numa escala de 100 pontos. “Os dois competidores estão no mesmo nível técnico, assim como no mundial, todos estão praticamente na mesma condição. O que conta aqui é o aspecto da emoção. Se não tem controle emocional não consegue aplicar os conhecimentos e habilidades que possui”, revela. Aos 21 anos, a mesma idade que Gabriel, Rafael atua na como chefe de oficina na seletiva. Depois de ter representado o Brasil na WorldSkills, Rafael se juntou ao seu instrutor Rodrigo Campos no treinamento de Gabriel. Os dois treinadores transmitem suas experiências na competição, já que, em 2015, Rodrigo (hoje com 25 anos) disputou o mundial nesta ocupação e na seletiva atua como avaliador – função que divide com o instrutor do estudante paulista e um terceiro expert, do SENAI de Goiás. 
Manutenção de aeronaves é uma das 44 ocupações industriais que o Brasil disputará na WorldSkills, representado por estudantes do SENAI. Santa Catarina disputa em 25 dessas ocupações, tendo conquistado, nas provas realizadas até agora nas seletivas de 2018, quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Também nesta semana, outros dois catarinenses participam de seletivas em outros estados: Denilso Deon Voges, de São José, está em Belo Horizonte (MG) para disputar uma vaga em Eletrônica e Gabriel França de Souza, de São Bento do Sul, compete em Manutenção Industrial, em Goiânia (GO). Da mesma forma que no mundial, os estudantes precisam realizar tarefas relacionadas a cada profissão e são avaliados pelo conhecimento e habilidades técnicas, além das competências socioemocionais (comportamento adotado diante do desafio, dos colegas, respeito a normas, ao meio ambiente, etc.). 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.