Com apoio da IBM, SESI desenvolve projeto para fidelizar doadores de sangue

Ação é feita em conjunto com a FAHECE/HEMOSC e promove em Florianópolis programa global de cidadania corporativa

Florianópolis, 13.08.2018 – O SESI, entidade da FIESC, desenvolverá, por meio do Centro de Inovações SESI em Tecnologias para Saúde, um projeto em conjunto com a FAHECE/ HEMOSC para revisar e propor melhorias nos processos de captação e retenção de pessoas aptas à doação de sangue no estado de Santa Catarina. A iniciativa tem apoio da IBM, que promove em Florianópolis um programa global da área de Cidadania Corporativa e coloca à disposição 15 profissionais de 12 países para realizarem consultorias gratuitas em projetos de desenvolvimento de organizações da cidade.

O projeto do SESI, que irá lidar diretamente com o fluxo da jornada do doador e com o comportamento das pessoas, objetiva aumentar a confiabilidade dos bancos de sangue no estado, evitando a falta de estoque e ao mesmo tempo o desperdício em casos de excedente. “Não adianta pensarmos em criar uma solução isolada se no momento que o trabalhar sai da sua empresa não encontra um ambiente que proporciona essa continuidade de atitudes saudáveis”, explicou o coordenador do Centro de Inovações SESI em Tecnologias para Saúde, Eloísio Bergamaschi.

IBM

Florianópolis é a cidade escolhida para sediar a 23ª edição do IBM Corporate Service Corps (CSC), programa global da área de Cidadania Corporativa da IBM que seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar na resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações.
Ao todo, 15 consultores vindos de 12 países (Austrália, Coréia, Estados Unidos, Irlanda, Israel, Japão, Marrocos, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Tailândia) realizarão, durante o período de um mês, consultorias gratuitas em cinco instituições localizadas em Florianópolis. O objetivo é oferecer o conhecimento da IBM para a sociedade, além de dar oportunidade de crescimento para os funcionários e organizações participantes. Os consultores da IBM que atuarão no projeto do SESI serão Alexandra Rigby (Reino Unido), Eri Nakakuki (Japão) e Ieshia G. Robertson (Estados Unidos).

As atividades iniciam no dia 13 de agosto, com um evento que discutirá “O impacto da tecnologia na resolução dos desafios sociais em Florianópolis”, no Centro Sapiens, no centro da cidade. Também serão apresentadas as instituições que participarão da iniciativa. Além do SESI, por meio do Centro de Inovações SESI em Tecnologias para Saúde, participam também a FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente), FloripAmanhã, Hacking Health SC e Laboratório Bridge.

Em 2018 a IBM celebra o 10º aniversário do IBM Corporate Service Corps, além da 23ª edição do programa e a primeira vez em Florianópolis. Para a gerente de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Juliana Nobre, a realização das atividades representa um importante marco para a história do CSC. “Desde 2008, mobilizamos 3 mil IBMistas de mais de 60 países em equipes multidisciplinares para realizarem mil projetos que já impactaram positivamente 41 milhões de pessoas em 37 países. Só no Brasil, já recebemos mais de 285 funcionários da IBM que colaboraram com 88 organizações em 15 cidades”, conta.

No fim do programa, as equipes da IBM devem apresentar um relatório que aponte transformações factíveis para uma atuação mais eficiente das organizações participantes, dentro dos desafios propostos por cada uma delas.

Escopo dos demais projetos selecionados:

•    Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM)
Projeto: desenvolver estratégias para a educação ambiental e promoção do turismo comunitário nas unidades de conservação e parques urbanos da cidade.
Consultores IBM: Daria Verelley (Estados Unidos), David Moylan (Irlanda), Fatima Azzahra Zoubir (Marrocos).

•    FloripAmanhã
Projeto: desenvolver uma solução tecnológica para a realização do Inquérito de Opinião Pública no futuro.
Consultores IBM: Don Kaewprang (Tailândia), Min Ji Kim (Coréia), Wallace Kha (Austrália).

•    Hacking Health SC
Projeto: desenvolver um plano estratégico que vise o crescimento sustentável do movimento Shriners no estado de Santa Catarina, através do estabelecimento de parcerias locais técnicas estratégicas.
Consultores IBM: Scott B. Compton (Estados Unidos), Stuart O'Brien (Reino Unido), Zenia Fernandes (Nova Zelândia).

•    Laboratório Bridge
Projeto: desenvolver um roteiro para o projeto e a implementação de uma plataforma de BI integrada e colaborativa usando os dados coletados pelos sistemas atuais da Bridge para uso pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Consultores IBM: Louise Gunsjo  (Suécia), Noam Guttman (Israel), Tomas Carlos Otano (México).

Com informações da IBM.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina